TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 1 Sob o Grande Céu de Montana – Livro Colapso

Por:   •  13/4/2015  •  Seminário  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Ana Camila Fernandes Custódio – 201249032

Resumo Cap. 1 Sob o Grande Céu de Montana – Livro Colapso

O capítulo tem início com Stan Falkow comentando algumas etapas de sua vida estressante e o fato dele comprar uma casa no vale Bitterroot, pois lá se sentia tranquilo em meio à natureza e sua pescaria. O autor também relata sua experiência em relação ao vale, o quanto ele era maravilhoso e em relação a Montana ser conhecida como o “Estado do Grande Céu”, pois lá era possível ver uma grande extensão do céu com uma cadeia de montanhas no horizonte.

Apesar de Montana ter a terceira maior área dos 48 estados continentais, possui um baixo nível de população e de densidade populacional. O condado de Ravalli (onde o vale está localizado) atrai muitos imigrantes dos EUA e por isso é um dos condados que mais crescem no país, porém, sua população que já possui ensino médio deixa o vale.

Montana detém uma agricultura e uma pecuária não-competitivas devido a sua localização. Seus três pilares econômicos são: mineração, exploração de madeira e produção de alimentos. Dentre os fatores econômicos atuais está o turismo, lazer, moradia de idosos e saúde.

Podemos destacar alguns problemas ambientais em Montana, porém o mais preocupante é em relação aos resíduos da mineração de metais. Uma forma de diminuir a contaminação é isolar os rejeitos de minério. Hoje em dia para uma empresa abrir uma nova mina há uma lei onde uma empresa de seguros independente se responsabiliza pelos custos da limpeza da mina caso a empresa que a abriu venha a declarar falência. Uma explicação descrita no capítulo para a relação das empresas com os resíduos da mineração é que as empresas diferenciam os gastos necessários para permanência nos negócios daqueles voltados para as obrigações morais.

Outro problema ambiental destacado foi a derrubada e o incêndio de florestas. Apesar de muitos perceberem a necessidade da derrubada de árvores foi possível perceber também muitas desvantagens desse processo. Em relação aos incêndios florestais nota-se a ligação com as mudanças climáticas e com a atividade humana.

Mas um problema citado foi em relação ao solo devido à exaustão do nitrogênio, a erosão e a salinização e a diminuição da quantidade de água devido a mudanças climáticas. Montana sofre em relação ao aquecimento global, pois seu nível de chuva não é adequado para a agricultura. Com relação à qualidade do ar foram citadas algumas causas, dentre elas a localização em um vale.

Há também problemas ambientais relacionados à inserção de espécies nocivas não nativas e a perda de espécies nativas valiosas. Há algumas justificativas para a perda de espécies nativas uma delas é a temperatura mais alta.

Todos esses problemas nos levam a entender o motivo pelo qual Montana esta passando por problemas econômicos.

Para terminar o capítulo, o autor escreve o depoimento de quatro amigos moradores de Montana, cada um com seu ponto de vista destacando os benefícios (dentre eles uma cidade boa para se criar os filhos) e malefícios (como a necessidade de se ter mais de um emprego) de se viver nessa região.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com