TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico qualidade

Por:   •  10/5/2016  •  Resenha  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO CRÍTICO

Artigos:

  • A relação entre a gestão da qualidade e a cultura organizacional: um estudo de caso ambientado em uma fábrica de embalagens de papelão
  • Estudo sobre a influência da cultura organizacional na gestão da qualidade

Com a crescente demanda por produtos e serviços de qualidade, as empresas estão buscando um aperfeiçoamento e um aumento de desempenho através de programas de qualidade que levem em conta a cultura empresarial. Ambos os artigos fazem referência à importância da cultura organizacional na gestão da qualidade. No artigo “Estudo sobre a influência da cultura organizacional na gestão da qualidade” é enfatizado que devemos combinar técnicas que mais se adéquam a certa cultura organizacional, pois existem muitos casos de falhas associados à sua implementação. E adequando técnicas de acordo com o contexto e cultura organizacionais, obteremos melhoria no desempenho das empresas. No outro artigo é tratado do mesmo assunto, porém neste é feito um estudo de caso de uma empresa fabricante de papelão para analisar o impacto das ações relativas à melhorias da qualidade sobre a gestão de empresa e a cultura organizacional.

                Segundo CROSBY, 1994; ISHIKAWA,1993, a implementação de um novo programa de gestão da qualidade exige mudanças estruturais e comportamentais, e que não é possível abordar a evolução da qualidade sem que se faça uma relação direta com a cultura corporativa e com as mudanças organizacionais decorrentes. Então, pode-se dizer que a cultura organizacional afeta a forma como uma organização opera em diferentes situações. As organizações tendem a desenvolver uma cultura dominante ao longo do tempo baseando-se na forma que elas se adaptam e respondem a mudanças no ambiente.

A gestão da qualidade vai além da implementação de técnicas de qualidade elas requerem um suporte da cultura e atitudes dos membros da organização. Em muitos casos, pode acontecer de a empresa adotar algumas práticas de qualidade, mas que, devido à cultura da organização não oferecer um suporte para isso, seus funcionários se deparam com problemas que não conseguem resolver. Dessa forma, é importante considerar a influência que a cultura organizacional exerce nas iniciativas da gestão da qualidade.

Adequar as técnicas de qualidade, que sejam mais coerentes à cultura organizacional da empresa, parece ser a forma mais adequada de obter o sucesso na gestão da qualidade. As atitudes do comportamento das pessoas precisam estar incorporadas na empresa para consolidar uma cultura voltada para a gestão da qualidade. Esse conceito só será valido se todos os colaboradores das empresas mudarem o pensamento e entenderem os seus papéis e suas responsabilidades voltadas à melhoria contínua.

No artigo “Estudo sobre a influência da cultura organizacional na gestão da qualidade” é citado que muitas vezes a gestão da qualidade é tratada de forma universal, ou seja, o mesmo conjunto de técnicas de qualidade aplicável em qualquer ambiente contextual, e, portanto, seria muito mais interessante se as empresas enxergassem a gestão da qualidade como uma teoria contingencial que implica que a gestão da qualidade deve ser combinada com determinados aspectos contextual. Um dos motivos citado no texto para o fracasso da gestão da qualidade é não levarem em consideração os aspectos contextuais outro fator que dificulta é os funcionários não ter uma mentalidade voltada para a gestão da qualidade. A cultura contribui para a diferenciação de empresa bem-sucedida.

        Além disso, ainda mesmo artigo, é identificado quatro culturas organizacionais e estratégias de qualidade mais adequadas a cada uma delas. O modelo mostra combinações dos diferentes tipos culturais: em grupo, desenvolvimentista, hierárquica e racional. Cameron e Quinn, 2006, destacam a importância do equilíbrio entre as diferentes culturas, já que a ênfase em apenas uma delas pode tornar a organização disfuncional.

        No estudo de caso realizado na empresa fabricante de papelão situada no Rio Grande do Sul, foi sugerido a implementação de um programa de qualidade total que conseguiu impulsionar várias mudanças para a mesma. Além disso, existe uma sistemática de aproveitamento do potencial dos empregados e os investimentos em qualificação deles foram intensificados depois da pesquisa. Então, vale ressaltar que é fundamental que a organização continue investindo em programas de aperfeiçoamento e capacitação dos colaboradores e pensar, de forma estratégica, em adotar um programa de remuneração complementar, com base no desempenho e no atingimento de metas. Dessa maneira, será possível consolidar uma vantagem competitiva sustentável e que tenha melhores resultados em produtividade, lucratividade e rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com