TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo “O que é ser Físico no Brasil”

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto de Física – UFAL

Professora Maria Tereza

Aluno: José Alves da Silva Neto

Resumo “O que é ser Físico no Brasil”.

Introdução

        A origem da física ocorreu como uma resposta da humanidade para entender os fenômenos naturais que os rodeavas. Desde os primeiros Filósofos da Grécia antiga como Tales de Mileto, que percebeu a propriedade elétrica dos materiais através de observações onde fricções em uma pele de cordeiro atraia pequenos pedaços de palhas próximos a ele, até os físicos atuais com a capacidade de registra imagens desde um buraco negro até um núcleo de um átomo, passando por grandes nomes como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, Stephen Hawking entre outros melhorando a vida e a sociedade.

O que é ser Físico?

        O físico é o profissional que estuda fenômenos e causa das suas ocorrências, com base em observações e experimentos, formulando teorias para explicar tal situação e para facilitar esse desenvolvimento teórico, a física foi dividida em duas vertentes, a física experimental responsável pela investigação desses fenômenos através de medidas e transformações da sua matéria e a física teórica que é se encarrega em interpreta esses resultados e desenvolver conceitos físicos e matemáticos e suas grandezas, conseguindo prever novos fenômenos. Também tem a física educacional responsável pela formação de novos professores para o ensino basico e a física interdisciplinar que usa seus conhecimentos para atuar em outras áreas da sociedade como medicina, economia, computação entre outras.

Tipos de áreas

        A física é divida em áreas de estudos, entre elas, mecânica que estuda o movimento das matérias e as suas causas, termodinâmica que estuda temperatura, óptica responsável pelos fenômenos dos raios luminosos, electromagnetismo, relatividade, física moderna, mecânica quântica. Como também em áreas fora da física como física médica, geofísica, agrofísica, astrofísica entre outras.

Ser físico no Brasil

        Ser físico já é complicado desde a entrada ao curso, pois por não ser muito valorizado o número de vagas comparado a outros cursos como engenharia é muito baixa como mostra os dados de 2018 divulgados pelo INEP onde 13.427 de vagas foram abertas contando tanto  licenciatura quanto bacharelado em contra partida cursos de engenharias abriram cerca de 664.197 vagas fazem com que os estudantes escolha essas áreas, já os que entram, encontram dificuldades resultado de um ensino básico brasileiro é ruim fazendo com quer haja um aumento no número de desistentes e os poucos que conseguem se formar tem poucas opções de emprego, já que empresas privadas não incentiva tanto os físicos, tendo que se a segurar em bolsas de universidades para se sustentar.

Conclusão

        Por tanto ser físico no Brasil é uma tarefa para quem ama essa profissão e sabe que através de seus estudos que a sociedade evolui para melhor pois como disse o físico Michio Kaku em um vídeo da Floating University “A física é o alicerce de todas as engenhocas, toda a magia, de toda maravilha tecnológica. Tudo isto pode ser rastreado até o trabalho de um físico”.

Bibliografia

  1. https://drive.google.com/file/d/1hKaK7Sop7Y3mJ80Yw7xZkt_acpPmd-Wu/view
  2. .
  3. http://www.sbfisica.org.br/v1/home/images/fisicaaovivo/2020-09-02/fisica-ao-vivo-amando-ito-02-09-2020.pdf
  4. https://revistaeducacao.com.br/2018/09/04/cenario-da-educacao-basica-no-brasil-e-alarmante/
  5. https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/brasil-tem-cerca-de-38-milh%C3%B5es-de-analfabetos-funcionais-1.26
  6. https://core.ac.uk/download/pdf/303041318.pdf
  7. https://agoniasdeumfisico.wordpress.com/vida-de-um-fisico/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com