TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Sistema De Comunicação

Artigos Científicos: Resumo - Sistema De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.797 Visualizações

Página 1 de 2

Rede de Comunicação

Visando a extinção das perdas oriundas da falta de comunicação, bem como pelos meios precários para tanto, adota-se um meio de comunicação seguindo as principais tendências tecnológicas mundiais, que é o uso exclusivo da Internet para o mesmo. Resume-se em tratar os dados de uma corporação num ambiente interno usando o recurso da Internet.

Hoje os meios comuns de comunicação resumem-se em telefone e-mail, uma vez que o telefone limita-se apenas a voz e o e-mail é passivo de ataques devido ao seu protocolo (TCP/IP – “Ipv4”)¹

A internet é a forma mais moderna e eficiente para os membros de uma empresa se comunicarem a baixo custo. Este veículo permite que todos os funcionários tenham acesso às mesmas informações instantaneamente, encontrando novidades, treinamentos a distância, normas, regulamentos, planos de carreira e tudo mais que a empresa desejar disponibilizar à sua força de trabalho. (SÁ RIBEIRO COMUNICAÇÃO, 2004)

Uma vez notado e constatado isso, fusionado com o aumento significativo do uso dos smartphones, adota-se o aparelho como principal meio de comunicação funcional interna e externa da empresa. Abolindo com isso uso de aparelhos como walkie talkies, linhas corporativas pós pagas, ou mesmo empresas terceirizadas para tanto.

Tal sistema implantado pode atender aos usuários (todos os colaboradores da organização) como uma forma de comunicação direta através de chat, troca de arquivos, envio de mensagens particulares, criação de tópicos de discursões, até mesmo treinamento. Tal sistema se daria como uma intranet por meio de aplicativo direto.

A internet pode emergir da estrutura atual da rede de computadores de sua empresa aproveitando os recursos, materiais e humanos já existentes. Desta forma, a intranet pode ser implantada de forma simples, consumindo pouco ou nenhum recurso material adicional. (ITAPEMAVIRTUAL,2004)

Através de um aplicativo especificamente elaborado para tal finalidade toda a companhia terá comunicação em tempo real, tanto nos âmbitos verticais quanto horizontais, com o objetivo de facilitar não só a produção, mas também a circulação e gestão da comunicação. O que levaria horas, ou até mesmo dias, pode ser realizado em minutos, ou dependendo do caso, menos, segundos. Um exemplo claro e lógico pode ser o de um diretor (ou membro do alto escalão da companhia) necessitando falar com uma certa linha de funcionários, ou camada específica dentro da empresa. Seleciona-se o grupo específico, transmite-se então a mensagem, e em questão de minutos (ou menos) o referido diretor se encontra em “reunião” com a linha citada acima, mesmo esse diretor estando em outro país, ou até mesmo alguns dos membros da linha em suas casas ou eventuais outros locais.

“As novas tecnologias não podem estar fora da organização, da missão e do espírito da empresa. Se houver atos de gestão desadequadas aos objetivos da empresa, vão ampliar os problemas que possam existir” ²

¹ (http://www.revistauniplac.net/ojs/index.php/tc_si/article/download/696/408)

² (studen.dei.uc.pt/~jaimemc/introducao.html – acessado em 25/03/14, às 15:31 horas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com