TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  28/8/2022  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Aquisições 

Turma: 0722-2-1

Nome: Samira Nogueira

ROL escolhida:  1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Gerenciamento de Aquisições

Gerenciamento de aquisição é um processo que está relacionado com compras e contratações. São parecidos, mas não necessariamente iguais. Compras está relacionado a fazer pedido de produtos/serviços de prateleira e contratação com serviços de prazo determinado que terá um entrega esperada, mas não algo que você já irá comprar pronto. Em um projeto, pode-se ter compras e contratações, inclusive de recursos (profissionais temporários, equipamentos) e pode ter compras também. Então é muito importante saber e fazer as boas aquisições em um projeto, pois em alguns, as aquisições são extremamente relevantes para a conclusão e bom andamento do projeto.

Para o sucesso do Gerenciamento de aquisições é necessário que algumas etapas sejam concluídas, tais como:

  • Planejar o Gerenciamento das Aquisições:

É a atividade documentar as compras e aquisições feitas para o projeto alinhando abordagens e identificando potenciais vendedores.

  • Conduzir as Aquisições:

Nada mais é do que o processo de gerir o processo da tomada de decisão sobre um vendedor assim como a realização dos contratos.

  • Controlar as Aquisições:

Esta atividade vem pós-aquisições, nada mais é do que monitorar o cumprimento dos contratos de aquisições, assim como seu desempenho.

A etapa de Planejamento do Gerenciamento de aquisições é feita desde o início, no primeiro momento do planejamento do projeto que vem desde a Estrutura Analítica do Projeto com os pacotes de entrega, onde já é possível determinar que certas entregas não serão providas e nem desenvolvidas pela equipe de projetos e precisarão sim, ser adquiridas, compradas ou contratadas. Esses itens aparecem lá na EAP, depois ressurge no cronograma e aí já começa a planejar neste instante qual a melhor opção para fazer estas contratações assim como o melhor momento, de que forma precisará ocorrer, quem irá conduzir e quais serão os limites financeiros associados que vão estar também registrado no orçamento do projeto. Daí podemos já fazer uma relação como todas as áreas de conhecimento estão interligadas: A aquisição tem a ver com o cronograma, com o escopo e com o orçamento.

Com isso o planejamento de aquisição é uma parte muito específica, pois também envolve os ativos organizacionais. Por exemplo, se você trabalha em uma estatal, é preciso seguir as normas de contratação governamentais que tem um conjunto de regras bastante específicas e precisa acontecer de acordo com a lei 8666. Se for para uma multinacional, existe outras normas de regulação que precisam ser seguidas, o que pode e que não pode pagar dentro do contrato.

Então a primeira coisa que o Gerente de projetos (GP) precisa conhecer é o processo de compras da empresa onde ele está e o tipo de projeto, e esse processo de compras ter uma interface grande com o GP. Muitas vezes o quando GP vai fazer o pedido de compra depois que todo processo planejado   ele precisa conduzir o processo de aquisição com os requisitos da compra bem definidos e trabalhando bem próximo do comprador que muitas vezes está só acostumado e fazer compras de prateleira, e tem dificuldade em fazer compras mais técnicas. Se não muitas vezes o que você pediu não atenderá as necessidades do seu projeto.

Outro ponto de bastante atenção são os tipos de contratos. De maneira geral classificados como Lump Sum (Escopo Fixo), onde você sabe exatamente quanto vai pagar e qual o escopo (aqui mora a dificuldade em ter muita clareza do escopo). Tem o tipo Custo Reembolsado, significa que você vai contratar um trabalho, mas ainda não sabe nem o escopo e nem o valor, o escopo vai variar de acordo com as aprovações e os pagamentos para o fornecedor de acordo com as entregas (tem um risco maior devido ao custo, porém uma flexibilidade para trabalhar o escopo). E também o tipo Time & Materials, que seria o meio termo entre os dois, onde tem valores unitários de tempo e de hora, tempo de Consultoria e Hora de engenharia e com estes valores fixos, quanto mais hora usar, mais cara vai ficar a contratação.

Independente do contrato, é importante ter clausulas que amarram bem as entregas do seu fornecedor, como multa para atraso, pois muitas vezes o fornecedor pode não estar tão engajado com o seu projeto e “esquecer” as entregas. Essa etapa de controlar as aquisições afeta diretamente seu cronograma, sendo também de suma importância. E cabe ao GP acompanhar todas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • E-book – Gerenciamento de aquisições em projetos – Carlos Magno da Silva Xavier | Deana

Weikersheimer | José Genaro Linhares Junior | Lúcio José Diniz;

  • XAVIER, Carlos Magno et al – Gerenciamneto de Aquisições em Projetos – Editora FGV – 2° edição, 2010.

  • RIGOLIN, Ivan Barbosa, Marco Tulio Bottino. Manual Prático das Licitações, Saraiva,1999.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (802.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com