TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Projetos de Pre moldados

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

MANUAL DE SISTEMAS

PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO

O desenvolvimento do concreto pré-fabricado vem evoluindo com o passar dos anos, as edificações estão se tornando mais econômicas e sustentáveis. Possuindo características positivas em relação aos outros processos de construções, algumas de suas vantagens às tornam mais praticas, como, sua produção na fabrica e, o uso otimizado das matérias.

Controlados por computadores a pré-fabricação, possui o controle do adensamento e da cura, resultando em um concreto excelente. Tornando um concreto eficiente, bem utilizado para elementos esbeltos; usa durabilidade e resistência contra os agentes químicos, aumentando sua resistência e capacidade no concreto com 30 e 90Mpa.

O concreto auto adensado apresenta benefícios durante sua produção, por não precisar de vibração diminui o barulho no processo da montagem, possui uma pressão menor, aumenta seu processo de montagem, gerando menos bolhas de ar na superfície da peça.

O concreto protendido é muito utilizado na pré-fabricação, proporcionando economia já que dispensa o uso de equipamentos caros, como o macaco hidráulico. Possui menor tempo de construção, sua produção pode ocorrer mesmo em tempo de baixas temperaturas de -20°C, contem muita qualidade, oportunidade de uma boa arquitetura, eficiência estrutural, adaptabilidade, material resistente ao fogo, construção menos agressiva ao meio ambiente.

A pré-moldagem possui recurso consideráveis melhorando sua eficiência estrutural. Vãos grandes e redução da altura efetiva são obtidos usando concreto protendido para vigas e lajes. Nas construções de estacionamento o concreto pré-fabricado permite que mais carros sejam colocados na mesma vaga, devido ao grande vão e das seções de pilares mais altos. Oferecendo não somente flexibilidade, como também vida útil da estrutura.

É importante obter um projeto para a estrutura pré-moldada, se a estrutura for concebida com pré-moldagem desde o projeto inicial e não somente adaptada tradicionalmente de concreto moldado na obra, serão vantajosas em solução pré-moldadas quando no estágio da concepção do projeto forem consideradas a filosofia especifica do projeto, as soluções padronizadas sempre que possíveis, os detalhes simples, as tolerâncias dimensionais e as vantagens do processo de industrialização.

A modulação é economicamente importante no projeto e na construção de edifícios, tanto na fase inicial como na final, devendo sempre ser feitos moldes para cada edificação. A modulação em conexão com a produção industrial influencia no custo dos elementos, considerando como uma ajuda e não obrigação.

A padronização geralmente se limita em detalhes, dimensões e geometria das seções transversais, os produtos mais padronizados são os pilares, as vigas e as lajes de piso.

As tolerâncias entre o desenho do projetista e o trabalho in loco são caracterizadas basicamente entre a produção x dimensionamento, alinhamento e forma; a marcação x posicionamento e alignment, e a montagem x posicionamento e o alinhamento.

As instalações prediais são parcialmente integras nas unidades pré-moldadas, podendo ser projetadas de acordo com a necessidade especificas dos equipamentos de montagem.

Os tipos mais comuns de sistemas estruturais de concreto pré-moldados são: estruturas aporticadas, estruturas em esqueleto, estruturas em painéis estruturais, estruturas para pisos, sistemas para fachadas, sistemas celulares, muitos destes sistemas podem ser combinados numa mesma edificação.

A aplicação dos sistemas estruturais em sistemas construtivos pré-moldados está ligada à tipologia da edificação, a qual depende muito da sua função; Alguns critérios utilizados para escolha do sistema mais apropriado para tipologia de edificação são: residências e apartamentos, edifícios para escritórios, hotéis e hospitais, prédios escolares, edifícios industriais e armazéns (galpões de uso múltiplo), estacionamentos, complexos esportivos.

A estabilidade das estruturas pré-moldadas deve ser garantida por meio de sistemas apropriados de contraventamento, de fácil execução no canteiro: engastamento dos pilares nas fundações, rigidez horizontal das paredes de cisalhamento, diagonais de contraventamento, ação de pórticos planos, efeitos de diafragmas das lajes de piso e de cobertura, e combinações dos sistemas anteriores. Alguns conceitos para estabilidade estrutural são principalmente usados em: estruturas não contraventadas e estruturas contraventadas.

As ligações em estruturas pré-moldadas devem atender a diferentes critérios de projeto e de desempenho. A sua função principal é a transferência das forças entre as interfaces dos elementos pré-moldados, de forma que os elementos pré-moldados interajam entre si como um único sistema estrutural. Tal interação pode ter diferentes propósitos: conectar elementos à estrutura de apoio; garantir o comportamento global pretendido para os subsistemas pré-moldados; e transferir forças do seu ponto de aplicação para um subsistema de estabilização.

Os critérios básicos de um projeto de ligações estruturais em construções pré-moldadas estão relacionados com o comportamento estrutural, tolerâncias dimensionais, resistência ao fogo, durabilidade e manutenção, facilidade de manuseio e montagem.

As ligações estruturais são geralmente compostas por um número de componentes que garante a transferência de forças através da ligação como: juntas de preenchimento, tirantes de barras e outros; dispositivos de acoplamento, barras ancoradas e zonas de ligação dos elementos pré-moldados interligados. A transferência de forças de um elemento pré-moldado para o outro, ou dentro da ligação global como um todo, está baseado num número de princípios, os quais são apresentados nesta sessão.

A técnica da pós-tensão é empregada em construções segmentadas e em paredes de edifícios altos. Bainhas são instaladas dentro dos elementos pré-moldadas e, após a montagem, os cabos de pro-tensão são colocados nas bainhas e pós-tensionados. As ligações entre os elementos são dimensionadas para resistir às forças de tração e de cisalhamento. Alguns tipos de ligações estruturais são: ligações para transferência de forças de compressão, ligações para transferência de forças de tração, ligações para transferência de forças de cisalhamento e ligações para transferência de flexão e de torção.

Os apoios para elementos pré-moldados possuem alguns requisitos gerais, como: a integridade dos apoios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (231.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com