TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de materias de ferramentas

Por:   •  19/6/2015  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Neste resumo visamos fazer uma breve explanação sobre matérias para ferramentas de usinagem como os aço, as cerâmicas, o diamante e o nitreto de boro cúbico cristalino. Esses matérias possuem algumas exigências básicas como elevada dureza a quente, elevada dureza a frio bem superior à da peça usinada, facilidade de obtenção a preços econômicos entre outras . Também é fundamental dizer que nenhum material dispõe de todas essas características. Deve-se, portanto verificar quais as primordiais e as secundárias.

Vamos iniciar falando sobre os aços, o primeiro é o aço ferramenta até 1900 eram os únicos materiais disponíveis para ferramentas, obtém dureza por tratamento térmico, impróprios para usinar aços de alta resistência suas principais vantagens

baixo custo, facilidade de usinagem e fácil tratamento térmico. Outro é o aço rápido comuns foi criados em 1900, mantém a dureza até temperaturas em torno de 600c,como desvantagens temos preço elevado e difícil tratamento térmico. Em 1921 surge o aço rápidos com cobalto e o com revestimento de TIN, logo após temos o aço rápidos sinterizado que foi obtido por processos de metalurgia do pó são estrutura cristalinas muito finas e uniformes, possuem menor deformação na têmpera e no revenido, portanto possui qualidades intermediárias entre o aço rápido e o metal duro.

O metal duro Tungstenio é um metal de mais alto ponto de fusão, maior resistência à tração e mais baixo coeficiente de dilatação térmica ,segundo o autor adição de carboneto de titânio e de tântalo ao metal duro reduz grandemente o atrito. Os metais duros possuem diversas propriedades e vários componentes se subdividem em grupos.

Temos as Cerâmicas de corte elas são muito significativas nos últimos anos na usinagem em alta velocidade de aço, podendo atingir uma velocidade ate 4 a 5 vezes maior que as ferramentas de metal duro trazendo possibilidade de usar pequenos avanços e altas velocidades de corte que permite excelente acabamento, elas são classificadas segundo o seu teor de óxidos de alumínio em cerâmica óxida que pussuem alumínio superior a 90% o que dá a cor branca e a cerâmica mista com teor de Al2O3 menor que 90%, com adição de óxidos e carbonetos metálicos.

O diamante é o mais duro os materiais conhecido dividem-se em diamantes naturais e sintéticos,os naturais classificados em Carbonos, Ballos e Borts, os carbonos ou diamantes negros são aparentemente “amorfos” e perdem a dureza por aquecimento , já os ballos são diamantes claros, de crescimento irregular; especialmente duros em função de sua estrutura, e o bort, especialmente o africano, é claro porém seu valor depende da dureza, da qualidade e do número de bordos naturais de trabalho que oferece . O diamante sintético tem sua primeira em 1973 onde foi apresentada uma ferramenta revestida com uma camada de diamante sintético policristalino a matéria-prima é partículas muito finas de diamantes sintéticos, de granulação muita definida para se obter o máximo de homogeneidade e densidade sendo utilizado para usinagem de metais leves, latão, cobre, bronze, estanho, plásticos, asbesto, fibras reforçadas de vidro carbono, carvão grafite, metal duro pré sinterizado. para acabamento e desbaste especial aplicação na usinagem de ligas alumínio-silício, que são de difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com