TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo Caracterização Eletroquímica por Revestimento de Cromato em Aço Galvanizado

Por:   •  28/9/2016  •  Abstract  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo Caracterização Eletroquímica por Revestimento de Cromato em Aço Galvanizado

Aluna: Joyce Emanuelle

O objetivo deste estudou foi determinar as condições experimentais adequadas para caracterizar camadas de cromato na indústria com diferentes teores e estruturas do cromo usando a técnica eletroquímica.

O aço galvanizado foi cromatizado em um banho comercial contendo ácido crômico e ácido sulfúrico a 478°C e pH igual a 2,98. Deste processo foram obtidos camadas de cromo com 0, 10, 30 e 60 mg alterando o tempo imerso. Após a cromatização, as amostras foram secas a 608°C entre 2 e 3 minutos, e mantidas em um dissecador por 24h antes de iniciar os testes. Também foi testado as amostras pintadas após o tratamento com o sistema epoxy, que tem 60 µm.

Para obter as medidas eletroquímicas foi feito curvas de polarização, impedância e potencial de monitorização de circuito aberto. Foi utilizado diferentes eletrólitos para testar as amostras, como por exemplo o Na2SO4, NaCl, NaOH com diferentes molaridades para observar as melhores condições de tratamento. A célula de medição foi um tubo de PVC com corte transversal colado à superfície da amostra. Como eletrodos de referência foram utilizados SCE para soluções de cloreto e SSE para soluções sem cloretos. Uma grelha de platina foi utilizada como contra-eletrodo. E para testar o RDE utilizou-se uma célula de três eletrodos convencionais.

Foi realizado com sucesso a caracterização de revestimento de cromato em aço galvanizado com as técnicas eletroquímicas, dentre estas, a impedância foi a mais sensível quando utilizado em condições experimentais específicas. A agressividade do eletrólito de trabalho pode esconder pequenas diferenças entre resistência à corrosão dos tratamentos, dificultando o estudo. O melhor eletrólito para esta finalidade foi o Na2SO4 de 10-2 M. O teor de cromo na camada de cromato, a agressividade do ambiente e o desempenho do material final pintado dependerá das propriedades da interface do revestimento orgânico/cromato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com