TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos

Por:   •  24/11/2015  •  Seminário  •  3.569 Palavras (15 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Curso de Engenharia Elétrica

Disciplina: Engenharia Ambiental

LEVANTAMENTO DO VOLUME DE RESÍDUOS GERADOS PELA ATIVIDADE HUMANA

Alunos:

Matheus Fanfa da Veiga

Leonardo Jonas Piotrowski

Gilson Biermann da Silva

Andrei Quevedo

 

Professor: Emitério da Rosa Neto

Santo Ângelo, 19 de Novembro de 2015

Sumário

1.        Introdução        

2.        Objetivos        

3.        Observação de Determinados Resíduos        

3.1        Lixos Orgânicos        

3.2        Lixos Secos        

4.        Levantamento dos Resíduos Gerados Diariamente        

4.1        Estimativa Percentual de Lixo Seco        

4.2        Estimativa Mensal e Anual dos Lixos Secos e Orgânicos        

5.        Reciclagem de Lixo Seco – Caixa de Leite        

6.        Reaproveitamento do Lixo Seco - Caixa de Leite        

6.1        Vasos        

6.2        Porta-trecos        

6.3        Pesos de porta        

6.4        Telhas        

6.5        Vasinhos de plantas        

6.6        Artesanato        

7.        Telhas Ecológicas  Longa Vida        

8.        Reaproveitamento do Lixo Úmido        

5. Conclusão        

  1. Introdução

Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final ambientalmente segura dos resíduos sólidos. Esta preocupação mundial em relação aos resíduos sólidos, em especial os domiciliares como nosso foco central, tem aumentado ante o crescimento da produção, do gerenciamento inadequado e da falta de áreas de disposição final. A produção de resíduos pelo ser humano existe desde o inicio de sua existência, contudo houve um momento em que o homem começou a se preocupar com a demasia produção de resíduos para o meio ambiente e começou a pensar em reciclar e reutilizar para minimizar esta problemática. Para um desenvolvimento de um plano para o gerenciamento adequado destes resíduos analisamos e levantamos o volume de resíduos das atividades cotidianas em uma residência bem como propusemos a reciclagem ou reuso de parte destes resíduos considerados como inúteis.  

  1. Objetivos

Reunir  informações sobre a geração diária de resíduos produzidos na residência observada, abordando uma solução de reciclagem e reutilização para amenizar os danos ao meio ambiente, analisando estas possíveis soluções e alternativas. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

  1. Observação de Determinados Resíduos

O lixo gerado pelos diversos segmentos da sociedade pode ser classificado de acordo com sua composição (características físicas) e destino. Esta classificação é muito importante, pois facilita a coleta seletiva, reciclagem e definição do destino mais apropriado. Logo, são informações de muito valor para a preservação do meio ambiente e manutenção da saúde das pessoas. Na residência observada foram separados os resíduos em orgânicos e secos (recicláveis), para melhor análise de dados.

  1. Lixos Orgânicos

É o lixo derivado dos resíduos orgânicos. São gerados principalmente nas residências, restaurantes e estabelecimentos comerciais que atuam na área de alimentação. Devem ser separados dos outros tipos de lixo, pois são destinados, principalmente, aos aterros sanitários das cidades. Exemplos: cascas de frutas e legumes; restos de verduras, de arroz e de feijão; restos de carnes e ovos. 

  1. Lixos Secos

É todo lixo material que pode ser utilizado no processo de transformação de outros materiais ou na fabricação de matéria-prima. São gerados nas residências, comércios e indústrias. Devem ser separados e destinados a coleta seletiva. São usados por cooperativas e empresas de reciclagem. A separação para a reciclagem deste tipo de resíduo sólido é de extrema importância, pois além de gerar empregos e renda, também contribui para o meio ambiente, pois este lixo não vai gerar poluição em rios, solo e mar caso seja reciclado. Exemplos: embalagens de plástico, papelão, potes de vidro, garrafas PET, jornais e revistas usadas e objetos de metal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (591.3 Kb)   docx (426.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com