TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos e Remediação Ambiental

Por:   •  31/1/2019  •  Artigo  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Resíduos Sólidos e Remediação Ambiental

TAREFA 4.2

 

No nosso curso, definimos a Aterro sanitário como o modelo definido na PNRS para a disposição correta de resíduos sólidos urbanos.

 

Faça a leitura do texto complementar, disponível na Biblioteca da disciplina, “Manual de Operação de aterros sanitários”. (http://www.unipacvaledoaco.com.br/ArquivosDiversos/Cartilha%20Opera%C3%A7%C3%A3o%20Aterro%20Sanit%C3%A1rio%20CONDER.pdf).

Procure em seu município dados sobre o destino dos resíduos sólidos urbanos e elabore um artigo opinativo sobre a gestão de resíduos de seu município.

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.


 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO DISTRITO FEDERAL

Principais Atores Envolvidos no Processo

No âmbito macro, o DF faz parte do CORSAP – DF/GO, Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás, cujo a proposta é de promover a gestão associada e ambientalmente adequada dos resíduos sólidos das águas pluviais na região, além de viabilizar a coleta seletiva, a reciclagem e a destinação final dos resíduos não reciclados.

Direta e indiretamente, os principais atores públicos que envolvem a gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal são: SLU, ADASA, AGEFIS, SEMA, IBRAM, VISA-DF e NOVACAP.

Panorama dos RSU no Distrito Federal

Segundo ABRELPE (2015), o Panorama dos Resíduos Sólidos para a região de Centro-oeste mostra que os 467 municípios dos três Estados da região Centro-Oeste e o Distrito Federal geraram em 2014 a quantidade de 16.948 toneladas/dia de RSU, das quais 93,4% foram coletadas. Os dados indicam crescimento de 2,2% no total coletado e aumento de 1,9% na geração de RSU em relação ao ano anterior.

No Distrito Federal, em 2014 foram geradas 4.522 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, o que equivale a uma taxa de geração de 1,55 kg/habitante dia. Já a quantidade coletada (4.423 t/dia) praticamente se igualou a quantidade gerada de resíduos sólidos.

O Relatório dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos sólidos do Distrito Federal de 2015 (2016), apresenta que em 2015 foi gerada, só de RSU, 2878 toneladas/dia, em que a coleta convencional respondeu por 2694 toneladas/dia e a seletiva por 184 toneladas/dia. Ainda apresenta que, foi destinada no aterro do Jóquei 2621 t/dia de RSU e 6.258 t/dia de RCC. Já os RSS são geridos por contratos terceirizados,


estimados em 8 t/dia e destinados no Aterro Industrial de Betim – Minas Gerais.

O Aterro Controlado do Jóquei (ACJ), antigo Lixão da Estrutural encerrado, vinha sendo utilizado como área para a disposição final dos resíduos sólidos do Distrito Federal desde a década de 60. No ano de 2017, o ACJ recebeu, diariamente, cerca de 1.800 das 2.650 toneladas da coleta convencional recolhidas no DF, além de parte da coleta seletiva. Os resíduos sólidos dos serviços de saúde, eletroeletrônicos e pneumáticos não eram dispostos no ACJ. A existência do lixão provocava impactos sobre os corpos hídricos e ameaçava de contaminação por chorume as águas subterrâneas por meio da infiltração no solo.

Visando o encerramento das atividades irregulares existentes no lixão, o SLU inaugurou em 2017 o Aterro Sanitário de Brasília – ASB, que se situa entre as Regiões Administrativas de Ceilândia e Samambaia. Para atender ao processo de recebimento, triagem, prensagem, enfardamento e comercialização dos resíduos.

O Aterro Sanitário de Brasília (ASB) conta com 760 mil metros quadrados de área, sendo que 320 mil são destinados para receber rejeitos. Durante o ano de sua inauguração (2017), o ASB recebeu cerca de 260 mil toneladas de rejeitos. Com o fechamento do antigo lixão da Estrutural em 2018, o local passou a receber todo o rejeito do DF, além dos Grandes Geradores, fechando o ano com 800 mil toneladas, aproximadamente.

Com o encerramento das atividades de disposição irregular de resíduos sólidos domiciliares no Aterro Controlado do Jóquei e a conformação do terreno, foi inaugurada no local, no dia 29 de janeiro de 2018, a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), para receber resíduos da construção civil, podas e galhadas. Para que as atividades de recebimento fossem devidamente iniciadas, o SLU implementou o Sistema de Gestão de Resíduos da Construção Civil, no qual todos os transportadores particulares que desejam fazer uso das dependências da URE para disposição, bem como os transportadores públicos e prestadores de serviços do SLU precisam se cadastrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com