TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos da Indústria Petroquímica

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE

 

 

 

[pic 1]

 

 

RESÍDUOS DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

 

 

 

Andriel Alexandre de Oliveira - 378841

Francisco Eudes Maia e Silva Filho – 375417

 

 

Fortaleza – CE

SUMÁRIO

  1. Descrição
  1. Contaminação das águas
  1. Contaminação dos solos
  1. Poluição atmosférica
  1. Tecnologias de tratamento existentes
  1. Tratamento de água contaminada
  1. Casos
  1. “Marés Negras”
  1. Tendências: Gestão dos resíduos gerados nas refinarias
  1. Programa de minimização de resíduos nas refinarias de petróleo
  1. Tratamento e destinação final dos resíduos
  1. Referências bibliográficas
  1. Descrição

A indústria petroquímica é o segmento mais significativo e dinâmico da indústria química nacional em termos de produção e faturamento, sendo um setor que utiliza matérias-primas derivadas de petróleo e do gás natural para a obtenção de intermediários e resinas termoplásticas, principais produtos do setor de uso industrial (GOMES et al., 2005).

De acordo com dados da ABIQUIM (2014), a petroquímica possui cerca de 65% do faturamento total de US$ 48,3 bilhões estimados para o conjunto dos produtos químicos de uso industrial.

Dessa forma, é possível quantificar, por proporcionalidade, os impactos causados ao meio ambiente por esse setor industrial, já que ele representa praticamente metade do faturamento total da indústria química brasileira.

  1. Contaminação das águas

Nesse setor em questão, os principais contaminantes orgânicos são óleos e graxas diversos, emulsões, compostos orgânicos e tensoativos. Os prejuízos causados pelo lançamentos de óleos na natureza se aplicam, em maior partes aos corpos hídricos, uma vez que formam filmes insolúveis nas suas superfícies, reduzindo a aeração e iluminação.

[pic 2]

Imagem 1: Derramamento de óleo no mar causado por plataforma de petróleo.

Vale salientar que o despejo de óleo na água impacta a fauna e a flora local tanto diretamente, pela contaminação das espécies pela substância, quanto indiretamente, pela redução dos níveis de oxigênio dissolvido em água, pois impossibilita a fotossíntese das algas presentes.

Os demais efluentes da indústria petroquímica são compostos de resíduos de petróleo de diversas origens, tais como derivados e produtos químicos utilizados no processamento de refino ou beneficiamento (GIORDANO, 2004).

Além destes, existe a presença de poluentes que fazem parte da composição do próprio petróleo, como fenóis, metais pesados e hidrocarbonetos ou que são originados no transporte, como sais das águas de lastro, por exemplo (GIORDANO, 2004).

[pic 3]

Imagem 2: Torre de destilação que enumera os principais componentes do petróleo cru, potenciais poluentes ambientais do segmento petroquímico.

Portanto, o tratamento de efluentes líquidos do segmento petroquímico requer, normalmente, uma combinação de diferentes processos, com intuito de remover óleo e outros contaminantes, antes de serem descartados ao meio ambiente (WIMMER, 2007).

  1. Contaminação dos solos

Na indústria petroquímica, a principal preocupação com a poluição do solo é devido aos grandes vazamentos no momento da prospecção de petróleo On Shore, que são bastante recorrentes. De acordo com a origem do petróleo, a composição química e as propriedades físicas do óleo cru podem variar demasiadamente, e é devido a esses fatores que existem dificuldades para o tratamento de áreas contaminadas por tais substâncias (FORNO, 2006).

A contaminação do solo com petróleo cru e seus derivados tem se tornando um problema mundial. Devido ao fato do óleo cru ser física, química e biologicamente prejudicial ao solo devido aos seus compostos tóxicos, presentes em concentração elevadas (FRANCO et al., 2004).

[pic 4]

Imagem 3: Solo contaminado por derramamento de petróleo cru.

  1. Poluição atmosférica

Segundo Neves, Couto e Brito (1997), cerca de 90% de todas emissões atmosféricas geradas em um polo petroquímico são provenientes de apenas 10% das empresas localizadas no ambiente industrial petroquímico (FURLAN, 1998).

Ademais, um polo petroquímico gera poluentes convencionais, tais como material particulado, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio (NO e NO2), monóxido de carbono e ozônio. Além desses poluentes, a produção deste setor produz compostos orgânicos voláteis (COVs) e metais, considerados poluentes não convencionais (NEVES; COUTO; BRITO, 1997).

[pic 5]

Imagem 4: Lançamento de gases por uma indústria petroquímica.

Os resíduos sólidos e lodos que são gerados também são considerados perigosos, visto que existem a presença de compostos orgânicos tóxicos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), sulfonato de alquilbenzeno linear e nonilfenol e metais pesados (GONZÁLES et al., 2011).

  1. Tecnologia de tratamento existente
  1. Tratamento de água contaminada

Como os efluentes da indústria petroquímica são compostos de resíduos de petróleo de diversas origens o tratamento de efluentes líquidos do segmento petroquímico requer, normalmente, uma combinação de diferentes processos, com intuito de remover óleo e outros contaminantes, antes de serem descartados ao meio ambiente (WIMMER, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (832.9 Kb)   docx (728 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com