TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso De Água

Trabalho Escolar: Reuso De Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ – REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REÚSO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA

Sorocaba/SP

Dezembro/2006

Álvaro Luis Alves

Reúso de água na indústria

Orientadora: Msc.

Sorocaba/SP

Dezembro/2006

Sumário

1 - Introdução.................................................................................................................3/4

2- Objetivo.........................................................................................................................4

3 – Materiais e Métodos....................................................................................................5

4 - Cronograma.................................................................................................................6

5 - Bibliografias.................................................................................................................7

1 - Introdução

“Regiões áridas e semi-áridas, a água tornou-se um fator limitante para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola. Planejadores e entidades gestoras de recursos hídricos procuram continuamente novas fontes de recursos para complementar a pequena disponibilidade hídrica ainda disponível.

Diversos países do Oriente Médio, onde a precipitação media oscila entre 100 e 200 mm por ano, dependem de alguns poucos rios perenes e pequenos reservatórios de água subterrânea, geralmente localizados em regiões montanhosas, de difícil acesso. Nesses locais, a água potável é proporcionada por sistemas de dessalinização da água do mar e, em razão da impossibilidade de manter uma agricultura irrigada, mais de 50% da demanda de alimentos são satisfeitas pela importação de produtos alimentícios básicos.

Entretanto, o fenômeno da escassez não é atributo exclusivo das regiões áridas de uma grande parte de países e das regiões semi-aridas brasileiras”. (Pedro Caetano Sanches Mancuso e Hilton Felício dos Santos - Reúso de Água)

A Organização das Nações Unidas diz que até 2050 mais de 45% da população mundial viverá em paises que não poderão garantir a quota diária mínima de 50 litros de água por pessoa para suas necessidades básicas (Deuzanira Lima dos Santos, www.canalciencia.ibict.br).

Sabendo dessa necessidade de preservar água, devemos utilizar desse bem finito (Marco Aurélio Gimenez – Gazeta Mercantil) de uma forma mais racional para que um dia não venha faltar.

Mas como enfrentar o problema de escassez de água no mundo? Esse é uma pergunta que muitos fazem, e uma das respostas é o Reúso de Água, atividade que para muitas empresas já faz parte do seu dia a dia. (CETESB)

O Reúso é um processo que é praticado não só por indústrias mais também pela agricultura, municípios e recarga de aqüíferos. (Escassez de água, Paulo Ferraz Nogueira, Universidade da Água) Mas o objetivo desse trabalho é o Reúso industrial.

Devido ao custo elevado da água industrial no Brasil, particularmente nas regiões metropolitanas, têm estimulado as indústrias nacionais a avaliar as possibilidades internas de reúso. (Pedro Caetano Sanches Mancuso e Hilton Felício dos Santos - Reúso de Água)

Ainda mais agora depois de ser Decretada a Lei Nº 12.183, de 29 de dezembro de 2005 e regulamentada pelo Decreto nº 50.667, de 30 de março de 2006, que implanta a cobrança pela utilização dos recursos hídricos, as empresas para se livrar desse gasto a mais tendo que pagar pela água captada e pelo descarte do efluente em corpo d’água começaram a reutilizar água em seu processo industrial (www.planalto.gov.br). Segundo o (Deputado sanitarista Rodolfo Costa e Silva, Revista Bio Janeiro/março 2006) diz que quem tem a ganhar mais com isso é o meio ambiente porque através desses recursos arrecadados com a cobrança da água vão servir de contra partida para uma serie de outras medidas que precisam ser tomadas, como controle de matas ciliares, gestão adequada do lixo etc.

Através desse trabalho vamos avaliar se realmente é viável para as empresas fazer o reúso de água em seu processo industrial, ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com