TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso Da Agua

Casos: Reuso Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.312 Palavras (22 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 22

Comentários

O cenário identificado pelo grupo foi o do despercio de água em suas próprias casas e na casa de 99% dos brasileiros.

O publico alvo são os novos projetos de construção com foco nas construções individuais com crescimento desordenado em todo o pais.

O grande problema é a conscientização da população, pór que a maioria das pessoas vê em como um custo adicional sem retorno, esquecem que é um investimento a longo prazo e com grandes benefícios principalmente para o meio ambiente e para a comunidade onde vivem.

Esse projeto deve ser realizado devido os benefícios a serem alcançados a longo prazo, menor custo na conta de água, menor desperdício de água, e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

O objetivo geral é trazer melhor qualidade de vida para essa geração e para as próximas.

O objetivo especifico e que esse projeto seja realizado também em construção de casas populares.

O nosso publico alvo são as famílias de baixa renda.

Lista de Ilustrações

Figura

Figura

Resumo

Iremos realizar um projeto que irá gerar uma economia significativa da redução de aproximadamente 30% do consumo de água potável consumida em um lar.

Estudando as opções, verificamos que o reuso da água do banho é um caminho interessante para a redução de uso da água potável em aplicações simples como, por exemplo, nas descargas dos vasos sanitários.

Essa água é denominada de “Greywater”. Bastante utilizada para irrigação em outros países. Mantendo o conceito da auto montagem, e com materiais de fácil obtenção, estamos desenvolvendo alguns projetos que permitem reduzir o uso da água residencial em cerca de 30%, sem aplicação de tecnologias complexas e sem perigos para a saúde do usuário.

Nosso objetivo é eliminar todo o consumo de água (potável) com as descargas, para isso será reaproveitada a água do banho. Iremos desviar a água do ralo do box para um reservatório passando por filtros e tratamentos para depois reutilizar essa água nos vasos sanitários.

Introdução

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.

Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.

Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso, a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. Para que nossas gerações futuras tenham água saudável e pura, é necessário que não haja desperdício e claro, fazer a reutilização da água que já consumimos.

A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Assim, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.

Dentro dessa ótica, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

Ao liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico.

Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de portabilidade.

Metodologia e Materiais.

Lista de materiais utilizados

• 04 reservatórios de água de 200x200x250

• 03 sensores de nível

• 01 Relé de Nível

• 01 contator

• 01 bomba de transferência

• 03 metros de mangueira de ½”

• 10 contoneiras

• 01 peça de madeira de 1000x1000

Metodologia construtiva e materiais utilizados

Sistema composto de 02 caixas d´água e 01 reservatórios para armazenamento de água para reuso. Será desviada a água do ralo do Box do chuveiro para o reservatório 1, que quando cheio, os sensores acionarão automaticamente a bomba de transferência, onde a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com