TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS PROCESSOS LOGISTICOS DE UMA EMPRESA

Trabalho Escolar: ANÁLISE DOS PROCESSOS LOGISTICOS DE UMA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA

Este artigo vem apresentar a Logística e seus processos que a cada dia vem sendo analisada e discutida, num certo modo e visão estratégica para redução de custos, mas temos vendo como operação e Serviços, onde atrelando os Processos com Qualidade e orientada num trabalho em conjunto, pode-se gerenciar os processos e equilibrar a eficiência e a eficácia dos procedimentos realizados para que tenhamos êxito em nossos resultados. Trabalhando com sinergia e integrando toda esta cadeia revendo e explorando a interligação entre Qualidade em Serviços apresentada bem como os processos da Tecnologia da Informação, mão-de-obra qualificada, Processos se intercalam na Logística que é vista como procedimento de organização, planejamento e controle nos fluxos de materiais e informações correlacionadas, sendo integrada desde a produção da matéria-prima, transformação e distribuição até o consumidor ou cliente final.

Palavras-Chave: Logística, Serviços e Tecnologia da Informação.

1. INTRODUÇÃO

Em momento no qual as mudanças socioeconômicas são constantes, sendo necessária a utilização de metodologias de gestão que propiciem a sobrevivência e melhor desempenho das organizações. Em todos os segmentos organizacionais onde se busque sobreviver, é premente a consciência da importância de se adotar novas estratégias de gestão para fazer frente aos novos tempos.

O cenário atual de competitividade que as organizações empresariais e entidades do Estado se encontram faz com que o seu foco principal seja atender às necessidades dos clientes (pessoas ou outras instituições).

A Logística representa nas organizações, elemento a ser bem explorado e administrado, como também é um grande desafio para a competitividade das empresas no mercado atual com estratégias bem delineadas para que possamos ter e desenvolver resultados com qualidade, bons serviços em uma estrutura operacional em adequada e uma boa coordenação das funções, onde devemos coordenar a cadeia de suprimentos e logística dentro de um processo harmonioso com procedimentos bem definidos, boa e qualificada mão-de-obra bem como as etapas de processos integrados de transportes, armazenagem, produção e distribuição, aonde a tecnologia vem a ser um ponto de apoio importantíssimo dentro deste conjunto. Na evolução dos procedimentos logísticos temos a integração interna e externa, foco no cliente e a busca da vantagem competitiva passando pelos serviços prestados e atendidos, processos com qualidade e a TI.

A busca de incrementar o desempenho operacional, frente a um mercado cada vez mais competitivo, as organizações empresariais procuraram adotar estruturas organizacionais mais flexíveis, utilizando tecnologias integradoras e redesenhando as suas cadeias de valor, com maior capacidade de adaptação e rapidez de resposta.

Este estudo busca apresentar relação entre logística e os processos de gestão necessários a manutenção da integridade competitiva entre as empresas.

O artigo foi elaborado através de análise bibliográfica, através da utilização de livros e artigos, bem como na coleta de dados através da rede mundial de computadores.

2. Serviços na Cadeia de Suprimentos

Num olhar e caráter de planejamento, vê-se que estratégia consiste basicamente em fatores e regras que determinam a orientação para o comportamento de uma organização, padrão e normas em que as empresas precisam avaliar e reavaliar seus objetivos, alocando os recursos necessários, dentro da capacidade, propósito e ambiente na interligação e formulação da estratégia e as suas funções de operação, e entendendo isso vemos que a Logística, Serviços e a Estratégia se fundem, pois a Administração Estratégica nada mais é que um processo sistêmico que deve ser gerenciado, planejado, executado e lapidado ou acompanhado na alta cúpula ou alta administração, envolvendo todos num processo sinérgico e comprometido entre todos os atores envolvidos no contexto.

Um serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a outra, que seja essencialmente intangível, e que não resulte em propriedade de coisa alguma. Sua produção pode ou não estar ligada a um produto físico.

Porter (1990) destaca que já na última década do século passado fatores básicos como recursos naturais e mão-de-obra não especializada tornam-se cada vez menos influentes na obtenção de vantagens competitivas verdadeiras e sustentáveis, uma vez que fatores como conhecimento, tecnologia e capital assumem este papel. No entanto, a velocidade de comunicação aliada à rápida difusão do conhecimento faz do uso de novas tecnologias uma condição necessária, porém não suficiente para o sucesso de uma organização.

As principais atividades em Logística devem ser avaliadas de forma abrangente e sistêmica, pois temos que bases em indicadores e chegarmos a bons resultados, e temos que saber que: o que não é medido, não é gerenciado e, tão-pouco melhorado. As empresas cada vez mais investem em Logística para melhorar a qualidade, eficiência, custos, responsabilidade, prazos, aprimorando os serviços, atendimentos com informações relevantes e o apoio da tecnologia onde a os processos logísticos hoje devem ser tratados estrategicamente dentro de um foco ou conceito de gestão de conhecimento que deve ser lembrado e considerado, segundo Sveiby (1998, p.3), a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial, onde devemos alinhar a cadeia de suprimentos, os processos logísticos de maneira que resulte em bons resultados entre todas as partes relacionadas/interessadas, no caso os stakeholders, não esquecendo que a Logística engloba o início do fluxo físico e tem como elementos a integração de transporte, armazenagem, distribuição em sua estrutura e fases da operação na interligação dos procedimentos para a satisfação e um bom atendimento aos clientes e também resultando na melhoria dos processos e serviços bem administrados e gerenciados geram ótimos resultados, como Albrecht (1992, p.4 e 5) cita nos processos administrativos o impacto do serviço sobre o lucro deve ser levado a sério e os administradores não conseguem ou não controlam a qualidade do produto quando o produto é um serviço. Um dos focos em alicerce de procedimentos logísticos são os procedimentos claros e bem delineados.

Analisando no cenário atual econômico as empresas devem preocupar-se com o ramo de serviços visando, integração de setores e departamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com