TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Literatura Submetida à Disciplina de Aderência Pneu-Pavimento do Programa de Pós-graduação

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.647 Palavras (19 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CAMPUS FLORIANÓPOLIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

EDUARDO ALEXANDRE KRÜGER

HIDROPLANAGEM E VISCOPLANAGEM

Florianópolis

2022

EDUARDO ALEXANDRE KRÜGER

HIDROPLANAGEM E VISCOPLANAGEM

Revisão de literatura submetida à disciplina de Aderência Pneu-Pavimento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis

2022

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Microtextura e macrotextura do pavimento        8

Figura 2 – Zonas de contato pneu/pavimento        9

Figura 3 – Velocidade limiar crítica de HUEBNER        14

Figura 4 – Zonas de contato entre o pneu e o pavimento        16

 

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        OBJETIVOS        6

2        FENÔMENOS FÍSICOS        7

2.1        ADERÊNCIA EM PISTAS MOLHADAS        8

2.1.1        Zona Molhada        10

2.1.2        Zona Intermediária        11

2.1.3        Zona de contato seco        11

2.2        Fenômenos em estudo        12

2.2.1        Hidroplanagem        12

2.2.2        Viscoplanagem        15

3        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

 

  1. INTRODUÇÃO

A construção de uma rodovia possui como objetivo proporcionar ao usuário uma boa condição de vida útil e um bom pavimento que se caracteriza pela busca da oferta de conforto, economia e segurança aos usuários. O conforto se baseia em poder transitar numa superfície que não possua irregularidades, que não haja névoa de água formada à frente dos veículos nos dias chuvosos, com o menor índice de ruído, entre outros. A economia se verifica na medida em que não se tenha gastos com a manutenção dos veículos devido a problemas encontrados nos pavimentos, muitos deles motivados pela água. E, por último, a segurança para que menos acidentes ocorram e com isso menos vidas sejam perdidas. A existência da lâmina d'água sobre o pavimento provoca derrapagens em virtude dos fenômenos de hidroplanagem e viscoplanagem, prejudica a visibilidade pela névoa formada atrás dos veículos em movimento e faz com que a reflexão luminosa impossibilite visualizar a sinalização horizontal durante à noite (GUIMARÃES, 2012).

A aquaplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos que apresentam menor área de contato entre o pneu e o pavimento durante a passagem por uma película de água, causando a ausência de aderência e consequente perda do controle de condução do mesmo (FERREIRA, 2002).

Sabe-se que uma das principais características que o pavimento deve apresentar diz respeito às condições da superfície quanto à aderência pneu-pavimento. O pavimento deve apresentar uma boa aderência, principalmente em zonas de frenagens, curvas horizontais e quando ele está molhado. A aderência pneu-pavimento é um importante indicador do comportamento funcional do pavimento. A boa interação entre o pneu e o pavimento, obtida através de uma boa textura e drenagem da superfície, garante a segurança em frenagens emergenciais e manobras desejadas (MATTOS, 2009)

No tocante a análise do fator rodoviário como um todo, deve-se atentar a uma característica importante, a qual está diretamente ligada a aderência oferecida, sendo, esta, a textura do revestimento do pavimento. Esta textura é responsável pela permanência do contato pneu/pavimento e pela expulsão das águas superficiais que sobre o pavimento se depositam (FERREIRA, 2002).

A deficiência na drenagem estradal pode acarretar a ocorrência do fenômeno chamado hidroplanagem, o qual acontece quando o pneu perde totalmente o contato com o pavimento, ficando entre eles apenas a lâmina d’água. Tal fenômeno pode ser explicado pelo fato de a espessura da lâmina ter superado a altura das saliências da rugosidade – macrotextura – do revestimento. Neste caso o volume de água a ser escoado é maior que a capacidade de evacuação do fluido (BARRA, 2005; FERREIRA, 2002).

Já sobre a viscoplanagem, Barra (2005), define:

A viscoplanagem, situação em que ocorre a formação de películas ou filmes d’água bastante delgados na condição úmida do revestimento, propicia a aspiração do fluido para as extremidades das asperezas superficiais dos granulares das misturas, mesmo a velocidades baixas, pela força de sucção gerada entre as esculturas dos pneumáticos e a camada de revestimento dos pavimentos.

Sendo assim, a hidroplanagem acaba sendo diretamente pautada pela macrotextura enquanto a viscoplanagem pela microtextura dos materiais granulares empregados no revestimento do pavimento (BARRA, 2005).

  1. OBJETIVOS

Esta pesquisa se limita a elaboração de uma revisão bibliográfica com o foco na ocorrência e nas características de dois eventos, sendo eles, a ocorrência da viscoplanagem e da hidroplanagem. É importante enfatizar que a avaliação destes eventos está diretamente ligada a uma gama de características do pavimento que interagem entre si – sendo as principais a microtextura e a macrotextura, além das zonas de contato mediante a interação pneu-pavimento.

  1. FENÔMENOS FÍSICOS

Dentre os inúmeros fenômenos físicos que ocorrem no contato pneu-pavimento encontram-se a Hidroplanagem e a Viscoplanagem, as quais são relacionadas à presença de água entre o revestimento e o pneu. A natureza destas ocorrências é motivada pelo tipo de contato existente, tendo em vista as condições da superfície do pavimento: Seco – contato seco; Úmido – contato úmido; Molhado – contato molhado (FERREIRA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com