TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas magmáticas

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

QUESTIONÁRIO 07 – Rochas Metamórficas

ENGENHARIA CIVIL

GEOLOGIA GERAL

PROFESSOR: MURILO GOMES TORRES

NOME: LUANA CRISTINY UC14101073

QUESTIONÁRIO 07 – Rochas Metamórficas

1 Quais são os fatores que possibilitam a transformação de rochas ígneas, sedimentares e até mesmo metamórficas se transformarem em novas rochas metamórficas?

Metamorfismo : Processo de transformação em resposta às novas condições de PRESSÃO e TEMPERATURA, uma rocha original (ígnea, sedimentar ou mesmo metamórfica) recristaliza-se para produzir uma rocha metamórfica. Para a formação das rochas metamórficas é condição fundamental e necessária que exist/a uma rocha original (ígnea ou sedimentar  ou ainda uma outra rocha metamórfica), que, submetida à variação de Pressão, flúidos e Temperatura produza a rocha metamórfica.

2 O metamorfismo pode ocorrer sob a forma isoquímica (fechado) e metassomática (aberto). Explique cada um destes processos?

 Metamorfismo isoquímico ou fechado:

As rochas metamórficas apresentam semelhantes composições químicas das rochas ígneas ou sedimentares originais, ou seja, não há entrada nem saída de massa, o sistema é denominado de isoquímico ou fechado. Contudo ocorre a transformação ou modificação dos minerais originais das rochas ígneas ou sedimentares em minerais metamórficos, porém a composição química do sistema permanece a mesma.

Sistema aberto ou Metassomático (Metassomatismo):

Ocorre a  modificação química extensiva durante a recristalização dos minerais da rocha original, pelos processos devido a atuação de soluções quentes e reações na interface entre rochas. Esta modificação extensiva na rocha significa que pode estar ocorrendo ou a saída (remoção) ou a adição (entrada) de massa neste sistema através dos fluidos metamórficos. Sendo assim, isto é considerado um sistema aberto ou metassomático.

3 Existe alguma relação entre o processo de Tectônica de Placas com metamorfismo e deformação? Explique.

METAMORFISMO X TECTÔNICA DE PLACAS

O fator fundamental para a formação das rochas Metamórficas é a TEMPERATURA, contudo esta apenas ocorre em função do aumento de PRESSÃO.  Nos ambientes GEOTECTÔNICOS. Nestes locais são gerados tensões e, consequentemente, pressão dirigida  e temperatura. Portanto, a pressão dirigida está associada a ambientes geotectônicos deformacionais atuais, ambientes divergentes, colisionais (arcos de ilha, margem continental ativa e colisões continentais) e de falhas transformantes. O aumento de pressão produz o aumento da temperatura, ou seja, a temperatura interna da terra é função da pressão. O aumento de temperatura, no metamorfismo, promove a geração de fluídos, elementos leves que são removidos dos minerais, principalmente CO2 e H2O. Dependendo do ambienta Geotectônico pode-se ter :

Região de alto gradiente geotérmico e Região de baixo gradiente geotérmico.

4 Descreva e explique os principais tipos de metamorfismo existentes?

Os tipos de metamorfismo ou ambientes metamórficos são:

(a) Metamorfismo Regional

(b) Metamorfismo de Contato ou Termal

(c) Metamorfismo Dinâmico ou Cataclástico

(d) Metamorfismo Hidrotermal

(e) Metamorfismo de Impacto

O Metamorfismo Regional origina-se em  amplas áreas de rochas metamórficas. É acompanhado por deformação e dobramento. Associado a ambientes geotectônicos colisionais. A pressão atuante é a confinada responsável pelas deformações (dobras e falhas) gerados pos processos colisionais. Ocorre variação de P e T. Associadas às rochas de metamorfismo regional, ocorrem rochas de metamorfismo dinâmico ou cataclástico gerados através dos fluidos metamórficos gerados pelo aumento de temperaturaao longo dos falhamentos. A maioria das rochas  metamórficas são criadas durante o processo de metamorfismo regional associadatcom a construção de cadeias de montanhas, tipo Himalaias, Andes, Rochosas, Aplaches, Pirineus. Durante estes eventos dinâmicos, grandes segmentos de crosta são intensamente deformadas ao longo dos limites convergentes das Placas Tectônicas.

METAMORFISMO DINÂMICO OU CATACLÁSTICO: Metamorfismo gerado ao longo de planos de falhas, como resultado de intensa deformação. Associados aos fluidos metamórficos que remobilizam e transportam diversos íons e, ao resfriar, precipitam estes nestas regiões de falhas sob a forma de minerais. E, em alguns  casos, chegam a formar importantes depósitos de bens minerais como ouro e a prata. Ocorre variação principalmente de P.

METAMORFISMO DE CONTATO OU TERMAL: Metamorfismo gerado a partir da transferência de calor. Este é proveniente de corpos ígneos plutônicos, cujo magma perde calor lentamente para a crosta. As rochas da crosta vizinhas aos corpos ígneos são transformadas em função da grande variação de Temperatura. Formando auréolas de metamorfismo com rochas denominadas de hornfelses ou corneanas . Neste tipo de metamorfismo não há desenvolvimento de texturas  orientadas, pois predomina a temperatura.

METAMORFISMO HIDROTERMAL: Constitui o resultado da circulação de fluidos quentes através das rochas. Estes fluidos aquecidos transportam e depositam íons, gerando importantes depósitos de bens minerais. Sendo portanto um sistema aberto ou metassomático. Freqüentemente associado as fases finais de atividade ígnea, podendo envolver mudanças químicas. Ocorre aumento de T devido a interação dos fluidos quentes. A ocorrência de metamorfismo hidrotermal mais comum ocorre ao longo das Cadeias Meso Oceânicas.  A água do mar percola através das fraturas da nova crosta oceânica criada  esta é aquecida em contato com as rochas quentes e ocorre reações químicas com os basaltos ricos em Fe e Mg.

METAMORFISMO DE IMPACTO: Produzido pelo impacto de grandes meteoros de alta velocidade na superfície terrestre Estes objetos podem atingir velocidades de até  100,000 milhas por hora (~28 milhas por segundo). Em uma fração de segundos, a energia liberada rapidamente é transformada em calor e a onda de choque espalha-se dentro da terra. Com o impacto o meteorito é vaporizado.  A rocha impactada é fragmentada, pulverizada e algumas vezes fundida. Os minerais de ambas as rochas (meteoritos e rocha terrestre) são instantaneamente submetidos a elevadas pressões e temperaturas. Raros são os minerais metamórficos formados como a coesita, que quase não são encontrados na superfície da terra. Estes minerais são formados quase que instantaneamente. A cratera mais larga, gerada por impacto meteorítico, é localizada na África do Sul com 180 milhas de diâmetro, conhecida como Vredefort dome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (127.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com