TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SCM / Lead Time

Ensaios: SCM / Lead Time. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Na definição do Council of Logistics Management (CLM, 1998), logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

Com o surgimento de cada vez mais indústrias em todo país e em diversas áreas de atuação, consequentemente, surge o aumento da procura por tais serviços e a competitividade entre as empresas de mesma área. Em sequencia disso, surge a necessidade de se tornar referência, ou seja, criar ou desenvolver algo que o leve à frente das demais, podendo ser em melhorias como transporte, prazo, qualidade, dentre outros fatores.

Um fator de grande importância e que atualmente ganha cada vez mais espaço do mercado é a criação, melhoria e/ou consultoria no ramo de estoque e armazenamento, visando a diminuição de custos e tempos desperdiçados em relação ao seu manuseio, para isso as empresas buscam cada vez mais meios de melhoria, sejam eles profissionais especializados, implementação de sistemas ou softwares.

SCM – SUPPLY CHAIN MANAGMENT

Supply Chain Managment (Gerenciamento da Cadeia de Produção) é uma gestão de fluxo de mercadorias, ele inclui a movimentação e armazenagem de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados do ponto de origem ao ponto de consumo, visando reduzir o custo e melhorar o serviço prestado.

Segundo CECATTO (2002) em seu artigo “A importância do Supply Chain Management no desenvolvimento das Empresas Brasileiras” ressalta, que o envolvimento das empresas ainda é uma barreira nas empresas brasileiras, onde é muito comum encontrarmos estruturas com muitos departamentos e com uma má comunicação interna, esquecendo que um sistema é algo que engloba a todos. Outros fatores são: a pouca confiança nos fornecedores nesse tipo de solução, altos custos de implementação e a falta de um claro entendimento sobre os benefícios das ferramentas.

Lead Time

Lead Time é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término, também chamado de ciclo, é o tempo desde a chegada do material até sua saída como produto, por exemplo. Um bom Lead Time está diretamente relacionado à diversos fatores, como fornecedores, produção, transporte e comunicações, em casos como:

• Atraso de processo;

• Tempo de inatividade;

• Atraso de entrega dos fornecedores;

• Atraso no transporte (expedição).

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

A logística internacional é importante para as negociações internacionais, pois permite ao consumidor o poder de escolha entre diversas opções de preço, qualidade e tempo, desenvolvendo estratégias que visam a redução de custos e o aumento do nível serviço ofertado ao cliente, visando organizar as ações externas das empresas, melhorando a sua relação com outros grupos e parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com