TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA NO TRABALHO EM INDÚSTRIA GRÁFICA

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 6

INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Santo André

2017


diego de araújo gomes[pic 4]

[pic 5]

SEGURANÇA NO TRABALHO EM INDÚSTRIA GRÁFICA

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Anhanguera.
Orientador: Marco Antonio dos Anjos


SANTO ANDRÉ

2017


SUMÁRIO

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

Para saber mais sobre como apresentar as obras, ou como referenciar, acesse o material de apoio no AVA, ou entre em contato com o seu tutor.        10


1 INTRODUÇÃO

Indústria Gráfica nos dias de hoje é um ramo muito comentado na área de Segurança do trabalho, pois é onde está concentrado diversos riscos ocupacionais, além disso nos deparamos com processos diversificados e aprendemos a lidar com pessoas e máquinas ao mesmo tempo. Portanto veremos neste trabalho a importância de preservar a saúde e segurança dos colaboradores e também aprenderemos um pouco mais sobre segurança do trabalho em indústria gráfica.

 1.1 O Problema

O Problema de Pesquisa é definido pelo próprio autor e deve estar relacionado ao tema escolhido. Ao se pensar em um problema, alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Desenvolver um plano de melhorias para a empresa Spiral do Brasil, mostrando um novo conceito de segurança e saúde no trabalho nas indústrias gráficas brasileiras, o plano contemplará medidas de controle para que o desempenho e a produção sejam mais aproveitados, pois, uma má organização e a falta de capacitação de seus colaboradores geram certos prejuízos para empresa, como por exemplo: desperdício de tempo, perda de matéria prima mal utilizada, ambiente desconfortável e principalmente, muitos acidentes e doenças decorrentes de todos esses fatores citados anteriormente. Com esse plano a empresa poderá enxergar nitidamente o quanto a falta de investimento em segurança no trabalho e maquinários eficientes podem ser prejudicial em seus faturamentos.  

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Deve-se estabelecer 3 (três) objetivos específicos.

  • Os objetivos específicos representam as ações necessárias para atingir o objetivo geral, e se baseiam nas hipóteses.
  • Apresentar ao menos três objetivos específicos / secundários.
  • Os objetivos específicos podem resultar na criação dos capítulos.


3 JUSTIFICATIVA

A indústria gráfica no país cresce cada dia mais, contudo, muitas vezes se desenvolve muito em produtividade e deixa a segurança do ambiente de trabalho de seus colaboradores em segundo plano. portanto analisei a necessidade em aplicar a aula que tive de segurança e saúde no trabalho neste curso, na empresa Spiral do Brasil.

Para ser uma conceituada empresa não basta apenas possuir maquinários de primeira linha, precisa ser reconhecida pela segurança e saúde no trabalho, contribuindo ainda mais para o seu crescimento e maior credibilidade no mercado.

Seguirei com a proposta apresentada e contribuirei com um plano de melhoria na área de produção da gráfica desta empresa e consequentemente atender as especificações técnicas e consequentemente ser assertivo na produção.

        


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A segurança do trabalho em indústrias gráficas ainda está muito escassa, pois hoje em dia, a essência de todo o processo produtivo é o lucro. Mesmo depois de tantas inovações tecnológicas nas gráficas Brasileiras, o empreendedor esquece que precisa zelar pela saúde e segurança de quem mais o ajuda no crescimento de sua empresa ou seja o seu empregado que hoje já se tornou colaborador.

Na década de 1970, o Brasil se lançou na moderna industrialização gráfica graças a velocidade da produção de novos equipamentos e a produção de impressos, atingindo o status de “indústria”.

O avanço tecnológico implicou alterações na própria logística gráfica. Neste sentido, ocorreu uma concentração geográfica em áreas metropolitanas em razão das atividades econômicas e das características do produto a ser produzido, tornando o contato com os clientes um elemento fundamental.

O fator mais importante para a compreensão da tendências na indústria gráfica é a mudança tecnológica, que se expressa hoje seja através da informatização, da digitalização e da robotização ou através da transformação do ambiente em que as empresas atuam, com o rápido avanço da mídia eletrônica. Com ela, mudam também as necessidades referentes a mão-de-obra e à matéria-prima, entre outras, a localização geográfica e as necessidades de capacitação gerencial.

O avanço da tecnologia proporcionou, ao segmento gráfico, um maior acesso e, consequentemente, um aumento na informatização de processos e máquinas, aumentando a rapidez e a qualidade dos serviços. Essas tecnologia trouxeram benefícios na prevenção de acidentes do trabalho, uma vez que as máquinas passaram a ter sistemas de proteção mais sofisticados. Contudo com a rapidez da transmissão de informações associada à falta de planejamento, podem acarretar ritmos de trabalho mais intensos, diminuindo a atenção do trabalhador e possibilitando um aumento dos acidentes de trabalho e danos à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com