TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DRYWALL: Prática de Instalações

Por:   •  23/5/2018  •  Monografia  •  8.688 Palavras (35 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 35

1 INTRODUÇÃO

Desde 1898 períodos em que surgiu a placa de gesso acartonado mais conhecido como Drywall nos Estados Unidos, o material tem se revolucionado e ganhando espaço no mercado construtivo, e se tornando cada vez mais utilizado em projetos arquitetônico em todo mundo. Mesmo com o crescimento das tecnologias nos últimos tempos, muitos ainda tem certa resistência na implantação desse recurso na construção civil.

Composto basicamente de gesso e revestido as faces com papel cartão as chapas de Drywall são empregadas em várias sessões de uma edificação mais especificamente nas partes internas, atuando em paredes, forros, prateleiras, divisórias e nichos, podem ser aplicadas em partes externas de uma construção com apoio estrutural do still frame, além das muitas vantagens que proporciona a utilização do Drywall, esse material é um excelente isolante térmico e também acústico com um acabamento que reduz as etapas posteriores, para que se conclua a execução do projeto. Atualmente o Drywall contém três cores de placas diferentes, branco, rosa e verde e cada uma com a suas funções específicas de onde devem ser aplicados.

Os acessórios usados como estruturas de apoio do Drywall, são de custos reduzidos e a margem de cálculo financeiro do projeto comparado aos métodos construtivo convencional e vantajoso. Com grande facilidade de transporte e armazenamento faz com que o investidor ganha tempo e espaço permitindo o fluimento com mais rapidez do projeto, cumprindo com o cronograma a ser executado de uma obra.

O método de aplicação de alvenaria, como vedação de paredes no setor imobiliário, ainda predomina, assim como diversos tipos de materiais usados em outras sessões das edificações que poderia ser aplicado com sistema construtivo em Drywall.

Com a evolução incessante na indústria da construção civil, constantemente surge novos método construtivos. A aplicação de placas de gessos acartonado Drywall é um sistema que esta se destacando no mercado construtivo Brasileiro, proveniente dos benefícios que o sistema proporciona aos seus adeptos. Espera se, que com o desenvolvimento desta pesquisa possa abrir um leque para o conhecimento do leitor em relação ao sistema de aplicação sugerido e que dúvidas possa ser respondidas, tais como: Sistema de aplicação, custos, material, agilidade, tempo, limpezas e espaços. Ao longo deste trabalho as demonstrações, através de ilustrações de imagens e palavras se encarregarão de convencer os leitores da diferença entre as demais práticas de construções.

O principal objetivo deste trabalho é apresentar de formas claras e objetivas os recursos práticos e econômicos. Demostrar as diferenças e resultados entre esses dois tipos de investimentos na construção civil, que podem ter quando um empreendedor optar pela construção de um imóvel com o uso de aplicação das placas de Drywall.

O objetivo específico desta pesquisa tem a intenção de alcançar as seguintes etapas desse projeto: Apresentar os métodos de fabricação dos painéis de Drywall, tipos de materiais e equipamentos utilizados, demonstrar os métodos de aplicações dos materiais, demonstrar as vantagens e desvantagens comparadas aos outro método construtivo.

Este trabalho será realizado através de pesquisas com embasamentos científicos, com apoio de livros, artigos científicos, teses e revistas tanto impressos, quanto pesquisa em sites eletrônicos, as pesquisas e informações colhidas estará no desenvolvimento deste trabalho, desde a primeira etapa do capitulo, até as referências bibliográficas.

2 MATERIAL UTILIZADO NO DRYWALL

Drywall é um método construtivo de paredes e forros muito usado pelos europeus e os nortes americanos. O Drywall tem aparência de uma parede de alvenaria pelo seu lado externo, porém a parte interna do Drywall é composta por estruturas resistentes: as estruturas still frame, em junção com as placas de gesso acartonado de alta resistência térmica e acústica, produzidas com rigoroso padrão de qualidade. Além de paredes e forros o Drywall pode ser usado em revestimentos e mobiliários integrados.

Há duas décadas o sistema de aplicação de Drywall vem sendo desenvolvido no Brasil, mas com a presença de grandes empresas estrangeiras atuando no Brasil esse seguimento esta ganhando espaço no mercado imobiliário.

O método construtivo a base de Drywall esta trazendo novo conceito de paredes no sistema da construção civil, por ser um método construtivo gerando rapidez, limpeza, economia e ganho de espaço, essas aplicação são utilizado na construção civil, geralmente em locais comerciais. O Drywall é composto de placas de gesso galvanizado concedendo instalações elétricas e hidráulicas por meio do sistema de fixação a pólvora em tetos (chumbadores químicos) ou aparafusadas em armaduras de perfis de aço galvanizado. As paredes de gesso são mais leves e corpulências menores que as paredes de alvenaria.

2.1 Fabricações dos Painéis.

As chapas de Drywall são fabricadas industrialmente mediante a um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, em que uma é virada sobre as bordas longitudinais e colada sobre as outras. Conforme apresenta Figuras 01 e 02:

Figura 01 – Gesso em pó utilizado para confecção das placas de Drywall.

Fonte: Engenharia do Gesso.

Figura 02 – Papel acartonado para confecção das placas de Drywall.

Fonte: Placo (2012 p. 43)

“As placas de Drywall devem ser fabricadas respeitando as normas da ABNT, NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001”. (LUCA, GONÇALVES, ZORZI E DUARTE, 2006).

2.2 Tipos de Placas de Drywall.

Hoje no Brasil existem diversos tipos de Placas para Drywall, porém não podem ser improvisados, para cada projeto devem ser aplicados os modelos de chapas especificas.

A Figura 03 apresenta basicamente os três tipos de chapas de Drywall,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com