TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA EÓLICO – O VENTO A FAVOR DA ENERGIA

Por:   •  21/8/2016  •  Dissertação  •  7.657 Palavras (31 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]                                                                                            [pic 2]

 FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

WEEBER DE OLIVEIRA MEDEIROS

SISTEMA EÓLICO – O VENTO A FAVOR DA ENERGIA

TAGUATINGA-DF

2016

WEEBER DE OLIVEIRA MEDEIROS

SISTEMA EÓLICO – O VENTO A FAVOR DA ENERGIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Elétrica.

Orientador: Prof.

TAGUATINGA

2016

WEEBER DE OLIVEIRA MEDEIROS

SISTEMA EÓLICO – O VENTO A FAVOR DA ENERGIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Elétrica, sob a orientação do MD Professor.

Aprovado pelos membros da Banca Examinadora em ____/___/_____, com menção  ___________.

Banca Examinadora:

____________________________________________________

Presidente: MD Professor

________________________________                ____________________________

          Integrante: Prof. Dr.                                               Integrante: Prof. Dr.

TAGUATINGA

2016

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que nos criou e foi criativo nesta tarefa. Seu fôlego de vida em nós foi sustento e nos deu coragem para questionar realidades e propor sempre um novo mundo de possibilidades.

Não estaria neste momento, se durante minha infância e adolescência não tivesse uma família que me educou para ser alguém que faça a diferença na sociedade. Agradeço do fundo da alma aos meus familiares.

À minha mãe Maria Neuma, mãe solteira, que se desdobrou em “pãe” para que eu não sentisse falta do meu pai com garra e muita dedicação;

À minha avó Francisca, a qual me espelho pela força e persistência e nunca desistir facilmente dos objetivos;

Aos meus tios Eunice e Raimundo, pela dedicação e carinho, os quais eu tenho certeza que estão orgulhosos;

Aos meus tios Maria Vanda e Benedito, que me acolheram em Brasília  e trataram-me como a um filho, incentivando-me a sempre seguir em frente depois de um deslize e concluir meu curso;

Agradeço a todos os professores e funcionários da faculdade que de uma forma ou de outra participaram da minha jornada acadêmica, compreendendo com carinho as falhas, as brincadeiras e meu desespero quando não enxergava a luz no final do túnel, os quais me acalmaram com serenidade e mostraram-me que sou capaz, afinal o Engenheiro Elétrico que  não vir a luz, seja lá aonde for, é ter que leva-la.

A todos vocês, meus sinceros agradecimentos!

DEDICATÓRIA

À minha querida esposa Alessandra e meu filho Mateus que abriram mão de minha presença em muitos momentos além dos horários de aulas. E sem sombra de dúvidas á minha família que projetou em mim seus ideais e se sentirão em êxtase por realizar seus sonhos de me vir de beca, empunhando o tão almejado canudo que carrega o título de Bacharel em Engenharia Elétrica.

EPÍGRAFE

“A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de Engenharia. Ela começa na sala de aula”.

Lee Lacocca

RESUMO

É sabido que para o crescimento econômico de um país, a utilização da energia elétrica é indispensável. No entanto, nos métodos tradicionais utilizados para sua geração, os recursos tornaram-se escassos ou o efeito negativo nas condições da Natureza levou à busca de novas fontes, renováveis, com baixo impacto ambiental e custo aceitável de produção, tais como os sistemas fotovoltaico e eólico, como fontes de geração de energia elétrica, principalmente em época de baixa pluviosidade. Neste contexto, o trabalho explorar a viabilidade do sistema eólico como fonte alternativa de energia no Brasil, discriminando seu conceito, suas vantagens e desvantagens na implantação e divulgar as áreas em que o país já explora esse sistema como compositora da matriz energética. O trabalho trará um breve histórico da utilização deste sistema em caráter rudimentar, bem como os tipos de ventos existentes, já que é o protagonista do sistema junto ao aerogeradores, os fatores de influência e os principais componentes de aproveitamento eólico.

 

Palavras chave: Energia; Energia Eólica; Crise hídrica; Sustentabilidade; Aerogeradores.

ABSTRACT

It is known that for the economic growth of a country, the use of electricity is indispensable. However, the traditional methods used for their generation, resources become scarce or negative effect on the nature of the conditions led to the search for new sources, renewable, low environmental impact, acceptable cost of production, such as PV and wind system as sources of electricity generation, especially in times of low rainfall. In this context, the work to explore the feasibility of the wind system as an alternative source of energy in Brazil, describing its concept, its advantages and disadvantages in implementing and disseminating the areas in which the country already operates this system as a composer of the energy matrix. The work will bring a brief history of the use of this system in rudimentary character as well as the types of winds, as it is the protagonist of the system with the wind turbines, the influencing factors and the main components of wind power utilization. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (358 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com