TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“SISTEMA VIÁRIO”

Por:   •  25/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.754 Palavras (20 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENGENHARIA CIVIL 6º PERÍODO DIURNO

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR VI

PROFESSORA ORIENTADORA: JULIANA QUEIROZ BORGES CHEGURY

TRABALHO DO PROJETO INTEGRADOR VI

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE URBANIZAÇÃO

PARA ASSENTAMENTO DE UMA COMUNIDADE

“SISTEMA VIÁRIO”

BRUNA YARA NOGUEIRA FERREIRA

DOUGLAS RIBEIRO OLIVEIRA

GUILHERME CÉSAR MARTINS DE MORAIS

HENRIQUE RESENDE AMORIM

JEAN LÚCIO MARTINS TEIXEIRA

MARIA AMÉLIA CAIXETA BARCELOS

PATOS DE MINAS

DEZEMBRO DE 2013

BRUNA YARA NOGUEIRA FERREIRA

DOUGLAS RIBEIRO OLIVEIRA

GUILHERME CÉSAR MARTINS DE MORAIS

HENRIQUE RESENDE AMORIM

JEAN LÚCIO MARTINS TEIXEIRA

MARIA AMÉLIA CAIXETA BARCELOS

TRABALHO DO PROJETO INTEGRADOR VI

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE URBANIZAÇÃO

PARA ASSENTAMENTO DE UMA COMUNIDADE

“SISTEMA VIÁRIO”

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Arquitetura e Urbanismo I do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação do professor Marcelo Ferreira Rodrigues.[pic 1]

PATOS DE MINAS

DEZEMBRO DE 2013

APRESENTAÇÃO

        

        A critério de avaliação na disciplina de Arquitetura e Urbanismo I foi feito uma análise sobre uma gleba na região de Patos de Minas, onde foi abordado e estudado temas como: Sítio, Energia e Iluminação, Mobilidade Urbana, Sistema Viário, Saneamento Ambiental, Dimensionamento do Solo,  Paisagem Urbana, Sustentabilidade e Urbanização.

        O trabalho do Projeto Integrador do curso de graduação em Engenharia Civil 6º Período Diurno, focou na parte em que se refere ao Sistema Viário Urbano da gleba. Neste sentido, segue a revisão teórica, os estudos e diretrizes elaboradas, assim como a malha viária proposta na apresentação do trabalho.

        Em anexo é apresentado os três loteamentos propostos pelas três duplas nessa gleba em estudo, bem como os perfis das vias e suas localizações.

SISTEMA VIÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

            O sistema viário consiste em um conjunto de vias, sinalizações de transito e seu funcionamento. Todas as considerações importantes sobre o tema surgem de um mesmo principio: Lei de uso e Ocupação do Solo da determinada cidade, que no caso é Patos de Minas.

        O objetivo de projeto urbano é propor as intervenções urbanísticas, sejam elas setoriais ou não. Possui complexidade diferenciada daqueles próprios do ambiente rodoviário e abrange desde a implantação de novas vias e novos trechos viários até correções geométricas do sistema viário existente (interseções, corredores, “bolsões ambientais”, áreas de bairros e bairros propriamente ditos).

Conforme o Plano Diretor do Município de Patos de Minas, o sistema viário da cidade deve ser estabelecido considerando-se as demandas manifestas da mobilidade e de forma integrada e compatibilizada com a legislação de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e com o Sistema de Transporte Coletivo Urbano. O sistema viário deve ser hierarquizado a partir da estruturação urbana definida no macro sistema viário.

        O sistema viário é o espaço público por onde as pessoas circulam, a pé ou com auxílio de algum veículo (motorizado ou não), articulando, no espaço, todas as atividades humanas intra e interurbanas. Este espaço público abriga também redes de distribuição dos serviços urbano.

        Para atender a tantas funções, o sistema viário dispõe de uma série de equipamentos instalados nas próprias vias, no subsolo ou no seu espaço aéreo, que nem sempre convivem sem conflitos.

        O planejamento, a operação e a manutenção das vias e dos serviços que se dão nelas são fatores essenciais para a qualidade de vida nas cidades e para a eficiência da circulação urbana.

Em decorrência a essas exemplificações vão ser apresentados um levantamento sobre uma gleba específica localizada em Patos de Minas. (Figura 1).[pic 2]

Figura 1: Vista da gleba localizada na região de Patos de Minas, na qual será feito o estudo.

  1. MACRO SISTEMA VIÁRIO

As áreas para adequação e ampliação do sistema viário são porções do território do Município destinadas ao prolongamento, alargamento de vias existentes e implantação e aberturas de vias, rotatórias, concordâncias, viadutos, passarelas e melhorias no sistema viário do Município. Essas características definem bastante o que seria um macro sistema viário, ele é constituído por estudos e arranjamentos de novas vias de acordo com os planos que devem ser obedecidos.

As vias são feitas para dar continuidade às malhas viárias já existentes otimizando à logística dentro do novo empreendimento, bem como ligações em outros lugares da cidade e otimização da circulação de pessoas, melhorando então o fluxo de forma ordenado não prejudicando somente determinados lugares da cidade.

Diretrizes para parcelamento do solo nas zonas de expansão urbanas são solicitados e nesses locais existir a previsão de vias projetadas, portando quando isso acontecer deverão ser obedecidas as orientações fornecidas pela planta do Sistema Viário Urbano, podendo haver alterações para que o planejamento viário municipal seja feito da melhor forma possível. (Figura 2).

[pic 3]

Figura 2: Execução de vias que obedeçem às exigências do planejamento viário municipal.

  1. CONTINUIDADE DA MALHA URBANA

A mobilidade no espaço urbano e à visibilidade da cidade, permitindo conferir coerência à forma da distribuição urbana, promovendo a interligação das malhas, bem como a continuidade das redes urbanas (eixos viários estruturantes, outras infra-estruturas, estrutura ecológica, espaços verdes, entre outros). O espaço público, devido à sua abrangente natureza (dimensão, vocações, localização, tipologia, entre outros), tem um papel determinante na definição da forma de suas respectivas ligações, constituindo-se assim como um instrumento operativo de coesão territorial no que diz respeito à continuidade formal e ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com