TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIX SIGMA

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Iann Nascimento Souza

Minicurso: Six Sigma

Palestrante: Maurício Ribeiro

Data/hora : 29/10 ( 19:00 – 22:00)

O minicurso ministrado pelo palestrante Maurício Ribeiro teve como tema o modelo de qualidade chamado Six Sigma. Tal modelo é uma estratégia gerencial e logística muito bem planejada, que busca um alto índice de padronização dos serviços de todos os setores de uma empresa, ou seja lá onde ela seja aplicada, tendo foco nos resultados de qualidade e lucratividade com o objetivo de promover mudanças significativas nas organizações, buscando sempre melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes. Resumindo de forma prática, é diminuir gastos desnecessários, aumentando a eficiência dos seus serviços para o seu próprio negócio, e também para seu cliente.

Serviços podem ter variadas quantidades de Sigma, e o aumento na quantidade de sigmas que a empresa consegue alcançar define o aumento de sua eficiência. Uma empresa 1 sigma tem um determinado padrão de qualidade, a medida que a qualidade do serviço aumenta, a quantidade de sigmas também aumenta, sendo que 6 sigmas é consideração um padrão de excelência multinacional. A definição da quantidade de sigmas que uma empresa tem é definida a partir de dados de eficiência, e é medida em ppm (partes por milhão). Se uma empresa apresenta apenas em média 3 a 4 defeitos por milhão de atividades, ela já é considerada Six Sigma(as empresas de aviação e farmacêuticas trabalham com padrões de qualidade superior a Six Sigma, uma vez que seus erros devem ser diminuídos quase para zero).

Para alcançar uma eficiência considerada six(6) sigma, é preciso respeitar alguns dogmas dessa estratégia logísticas como: implantação de uma filosofia de melhoria contínua focada na satisfação do cliente, nos parâmetros de qualidade, e na aplicação de ferramentas avançadas. Os projetos coordenados pelos pilares do Six Sigma são liderados por funcionários chamados de Black Belts.  Abaixo dos Black Belts, existem os Green Belts e White Belts, que são o apoio necessário e colocam a mão na massa para os Black Belts. Subindo ao cargo de Black Belt, temos os Master Black Belt, o Champion, e o CEO, que supervisionam o desenvolvimento esperado dos Black Belts.

O principal método de excelência de foco, utilizado no Six Sigma é resumido na sigla DMAIC, que significam: fase definir, onde definimos o escopo do projeto de melhora; fase medir, onde localizamos e medimos o tamanho do problema; fase de analisar, onde estudamos e determinamos  do principal problema; fase de melhorar,  onde propomos, avaliamos e implantamos soluções para os problemas; e a fase de controle, onde controlamos a melhoria alcançada, com o intuito de não se perder o que já foi melhorado(melhoria continua, sem retrocesso). A metodologia Six Sigma utiliza diversas outras ferramentas de melhoria, cada uma com sua importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com