TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os controles Balanced Scorecard-BSC e Six Sigma

Relatório de pesquisa: Os controles Balanced Scorecard-BSC e Six Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

Ferramentas de Gestão

Introdução

Através das pesquisas realizadas abordando as ferramentas de gestão Balanced Scorecad- BSC e os Seis Sigmas, compreende-se como são imprescindíveis para uma empresa que quer ter continuidade no mercado, aprendendo a se planejar e organizar de forma adequada, o BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação, Seis Sigmas define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional, de melhoria de processo de qualidade.

Com o aumento do nível de exigências dos clientes, as iniciativas de melhoria da qualidade foram necessárias estimular a criatividade; inovar; intensificar o esforço e reduzir a variação dos processos; e, sobretudo, priorizar a satisfação dos clientes em todas as operações.

Seis Sigmas

Originalmente desenvolvido pela Motorola na década de 80, visa à redução da variabilidade e do número de defeitos para apenas 3,4 a cada milhão de oportunidades em qualquer processo, muito abrangente e pode ser aplicado em qualquer área da organização.

Ele pode ser definido como metodologia, filosofia e cultura de trabalho. Enfatiza o controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional. É um esforço para minimizar os erros aumentando significativamente o resultado da empresa reduzindo drasticamente os custos da não qualidade, como desperdícios, inspeções, retrabalho perda de clientes e desgaste da imagem. Conforme Galbinski citado por Franco (2011)

Balanced Scorecard (BSC)

BSC é um método de avaliação do desempenho empresarial, desenvolvido pelo Instituto Nolan Norton no ano de 1990. Esse método complementa o planejamento, ajudando assim na implementação da estratégia, pois traduz a missão, a visão da empresa, sempre de acordo com os padrões e a cultura organizacional.

Segundo Kaplan e Norton citado por Franco (2011): O Balanced Scorecard é uma ferramenta empresarial que traduz a missão (as razões da empresa de existir) e a estratégia da organização em um conjunto compreensível de medidas de desempenho, propiciando a formação de uma estrutura de mensuração estratégica e de um sistema de gestão eficiente.

Organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem.

Reflete o equilíbrio entre os objetivos de curtos e longos prazos; entre medidas financeiras e não financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.

As experiências de aplicação do BSC revelam que executivos utilizam o BSC não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento e aprendizagem estratégica.

O BSC é utilizado para alinhar as unidades de negócio, as unidades de serviço compartilhado, as equipes e os indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, ou seja, alinhá-los à estratégia da empresa.

• Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionados à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade?

As duas ferramentas procuram desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas.

Estas duas ferramentas hoje em dia as empresas podem obter mais qualidade nos serviços prestados e qualidade de atendimento ao consumidor e cliente.

O BSC complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizado e o crescimento, assim como os investimentos em RH, sistemas e capacitação que poderão mudar substancialmente todas as atividades.

Já, o Seis Sigma, visa à redução da variabilidade e do número de defeitos para apenas 3,4 a cada milhão de oportunidades em qualquer processo.

É um processo muito abrangente podendo ser aplicado em qualquer área da organização.

Passo 2 – Caso de sucesso

• BSC Philips

Implementada na divisão de produtos de iluminação ("lighting") da Philips em 1998, o "Balanced Scorecard" tem se revelado uma forma eficiente de definir a estratégia de operação, bem como o monitoramento de sua implementação. Hoje, o BSC é utilizado por todas as unidades da Philips em 60 países.

Na empresa, diz Alessandra Ginante, assessora de Recursos Humanos para a América Latina da área de "lighting", a implementação do BSC foi importante porque estabeleceu um elo entre as estratégias dos negócios e as do setor de RH. "Das quatro perspectivas básicas do BSC, utilizamos em recursos humanos a quarta - do aprendizado e crescimento - com resultados satisfatórios.”

No setor de RH, lembra Alessandra, sempre se avaliou os processos de gestão de pessoal e não os resultados alcançados. Com o uso desta nova ferramenta, avalia-se o resultado gerado e não somente os processos introduzidos. Um exemplo é o processo de desenvolvimento das competências de liderança da Philips. Após a avaliação do executivo, ele é submetido a um programa de treinamento. Depois, é montado um plano de crescimento para o profissional. Depois de um determinado período, espera-se que ele tenha melhorado em competências como determinação para alcançar excelência e resultados, desenvolver a si mesmo e aos outros, entre outras. "Hoje, é dada a devida importância ao resultado de todo o processo - se ele realmente melhorou suas competências ou não", diz Alessandra. O grande estímulo para que o executivo aposte no seu desenvolvimento vem do bolso. Na Philips, parte da remuneração variável depende do desempenho em todo este processo. Diferente do que ocorria antes, não bastam resultados financeiros positivos para que a remuneração cresça. É preciso bons resultados nas outras três perspectivas: cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

Mesmo sendo um instrumento que ajuda a monitorar o desempenho dos profissionais e seu desenvolvimento, o BSC foi muito bem aceito na Philips. "Os executivos preferem saber, com clareza, o que se espera deles, os objetivos e as metas a serem alcançados” •.

• Seis Sigmas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com