TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE LIVRE

Trabalho Universitário: SOFTWARE LIVRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 - (4,0 pontos)

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:

* Software de código aberto para servidores Web;

* Software de código aberto para servidores FTP;

* Software de código aberto para servidores E-mail;

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

 Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

 Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

 Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.

Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.

- http://www.google.com.br

- http://br.altavista.com/

- http://br.yahoo.com/

- http://www.achei.com.br/

Software Livre em Servidores Web - Apache

A adoção do software livre como novo paradigma tecnológico apresenta-se uma revolução para equilibrar a balança entre as implementações de software proprietário (custo) de aquisição x custo de mão de obra em implementações de código livre. Alguns aplicativos em código aberto já dominam amplamente o mercado mundial, como o servidor de web Apache, utilizado em mais de 70% dos sites, inclusive na Casa Branca e no Deutsch Bank, entre outros. Fruto de trabalho colaborativo mundial, o Brasil não está sozinho ao seguir essa tendência. Além de países como Alemanha, França, Espanha e Índia, há um número crescente de empresas adotando a nova forma de fazer negócio na área de TI, como IBM, Novell e HP. No modelo de software livre, a fonte de receita provém da prestação de serviços e da necessidade de agregar conhecimento permanentemente. Assim, a renda gerada com o desenvolvimento dos softwares é apropriada localmente e a geração de empregos se dá no próprio país. Isso é uma oposição à atual situação dos softwares de código proprietário, que gera dependência externa e o envio de royalties desnecessários. Vale lembrar que, quando o governo incentiva a adoção de soluções em código aberto, não se está proibindo que a indústria de software continue a trabalhar com as soluções proprietárias. No entanto, comprovadamente na área de TI, países e empresas que adotaram na vanguarda novos paradigmas conquistaram parcela significativa de mercado e passaram a predominar no espaço mundial. Uma das princípais características do servidor Web Apache é o uso livre e também por ser extremamente poderoso e flexível, é a maneira mais econômica de se criar um ambiente estavél e seguro, com uma excelente infra-estrutura para internet, intranet, portais e provedores de hospedagens. Dentre outras características do servidor Web Apache, pode-se destacar:

• Fácil implantação e administração;

• Permite criar sites usando domínios virtuais;

• Permite criar de sites dinâmicos usando CGIs ou linguagens como PHP;

• Permite criar sites protegidos por senhas;

• Alto nível de customização e confiabilidade;

• Implementação para páginas wap;

Fontes:

http://www.evencom.com.br/instalacao-servidores-apache/servidores-hospedagem-apache.html

http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

Servidor Livre – ProfFtpd

Um servidor dos servidores FTP mais usados é o ProFtpd, que fornece o serviço de FTP “Protocolo de Transferência de Arquivos” que é uma forma bastante simples e eficiente de transferir aquivos na internet e tem como principais características a segurança e flexibilidade.

Dentre as principais vantagens podemos citar que: O ProfTpd é fácil de ser configurado, utilizando um único arquivo de configuração, pode ser executado em modo stand-alone ou através do inetd e xinetd, dependendo do sistema; Possui restrição de acesso via para os usuários dentre outras funções.

Uma outra vantagem de um servidor FTP é que podemos hospedar nas nuvens arquivos necessários para usuários móveis, auxiliando no processo de negócio das empresas que tem necessidades cada vez maior de mobilidade.

Fontes:

http://imasters.com.br/artigo/6409/linux/montando-um-servidor-de-ftp-no-debian/

http://www.sempreupdate.com.br/2012/02/software-livre-codigo-aberto-e-software.html

Servidor de E-mail Postfix

Existem muitas opções de ferramentas de código aberto para gerenciamento de e-mail vejo que o Postfix vem se consolidando como uma alternativa ao Sendmail em razão de suas características, como maior robustez, melhor desempenho e maior facilidade na manutenção e configuração. Além do mais o Postfix é capaz de emular várias funções do Sendmail, evitando assim modificações nas aplicações que utilizam o Sendmail. Outra característica importante do Postfix é a sua construção modular, facilitando a manutenção do código e permitindo a implementação de novas funcionalidades mais facilmente.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Postfix

Questão 2 - (3,0 pontos)

Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, elabore um texto de 10 a 15 linhas sobre um estudo de caso (empresa pública e/ou privada) envolvendo um processo de migração (de software proprietário para software de código aberto) entre estes tipos de servidores. Informe as referências bibliográficas na parte final de seu texto, sendo que as mesmas, não serão contabilizadas no cálculo da quantidade de linhas.

Tenho feito um breve acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com