TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE LIVRE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA

Pesquisas Acadêmicas: SOFTWARE LIVRE: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  843 Visualizações

A utilização de recursos tecnológicos nas escolas tem provocado diversas discursões sobre a forma que essas tecnologias são incorporadas no processo educacional. Sendo assim a utilização destes recursos na educação depende exclusivamente de quatro fatores: o computador, o software, o professor capacitado e o aluno. Diante disto observa-se que o programa do governo federal - PROINFO - destaca-se pelo suporte dados as escolas, instalando laboratórios de informática, e capacitação de professores e especialistas. Contudo devido às constantes inovações tecnológicas, muitas escolas ficam à margem desse processo, devido ao alto custo de atualização dos equipamentos, sobre tudo das aquisições de licença de uso dos softwares, que na sua maioria são proprietários.

Entretanto, motivada pela tendência internacional em adoção de softwares livres em instalações corporativas e acadêmicas e pela redução de custos, no que tange a aquisição de licenças de uso dos softwares, o governo federal está investindo na utilização de software livre, inclusive na educação como uma alternativa eficiente e econômica. Neste contexto, este artigo foi elaborado a partir de um levantamento bibliográfico destacando as principais ferramentas software livre, que são utilizadas no processo de implantação, bem como analise dos dados estatísticos do Núcleo Tecnológico Educacional da cidade de Feira de Santana/Ba, com o objetivo de como está sendo o processo de implementação da informática nas escolas nesta região. E faz uma analise de um caso de sucesso, através de uma ferramenta software livre em uma instituição de ensino, que aponta os resultados da viabilidade técnica e pedagógica como satisfatória.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com