TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e A arte da Guerra de Sun Tzu

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo e A arte da Guerra de Sun Tzu

O empreendedorismo é uma palavra utilizada para estudos relativos ao empreendedor. Pode ser definido como a iniciativa de criar e desenvolver planos e projetos utilizando os recursos disponíveis transformando em crescimento e desenvolvimento econômico.

Como o objetivo de um empreendedor é sobreviver e prosperar, e para alcançar seu objetivo ele deve conquistar seu mercado de forma que não seja percebido e seu concorrente não seja destruído. Sun Tzu disse: “(...) obtendo cem vitórias em cem batalhas não significa o máximo da excelência. Excelência mais alta está em obter-se uma vitória e subjugar o inimigo sem, no entanto, lutar”.

Muitos empreendedores, ao partirem para um confronto, atacam inicialmente o ponto mais forte de seus concorrentes, levando a batalhas financeiramente desgastantes. Ao contrário disso, deve-se conhecer seu concorrente e atacar o seu ponto mais vulnerável. Sun Tzu disse: “(...) seu exército deve evitar os pontos fortes do inimigo e procurar atacar aonde ele demonstrar maior fraqueza”.

Antes de partir para um confronto e explorar os pontos fracos de seu concorrente, o empreendedor deve ter um profundo entendimento dos pontos fortes e fracos de sua empresa. Sun Tzu disse: “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo”.

Ao tomar uma decisão de atacar um ponto fraco de seu concorrente a velocidade de ação é fundamental. Na vida do empreendedor ser lento pode significar tornar-se extinto. A velocidade requer muita preparação. Sun Tzu disse: “Velocidade é a essência da guerra. Tire vantagem do despreparo do inimigo, torne seus caminhos inesperados e ataque pontos desprotegidos”.

Outro ponto fundamental é a construção de boas alianças para a divulgação dos produtos ou serviços dificultando a ação de seus concorrentes. Ao oferecer um bom produto e utilizar bem as alianças conquistadas, terá uma grande chance de se tornar referencia no mercado, obrigando o concorrente a buscar uma solução com rapidez, muitas vezes não estando capacitado para isso. Sun Tzu disse: “Um grande general não é arrastado ao combate, ao contrário, sabe impô-lo ao inimigo”. Ou seja, deve se impor sobre a concorrência ditando as regras da competição de acordo com seus ideais.

Nada que foi dito anteriormente, será possível se não tiver seus subordinados em seu domínio. O líder não se mostra apenas como um superior distante, mas é realmente parte da equipe. Sun Tzu disse: “Quando o general trata as pessoas com benevolência, justiça e retidão, e demonstra confiança nelas, o exército inteiro estará unido e se mostrará feliz em servir aos seus líderes” ou “A Lei Moral leva os soldados a seguirem incondicionalmente seu superior e nisso não temem qualquer perigo”.


Instituto Federal do Ceará

Curso: Engenharia de Telecomunicações

Disciplina: Empreendedorismo

Profª: KARINE BESSA PORTO PINHEIRO VASQUES

Aluno: André Hadad Cortez

Empreendedorismo e A arte da Guerra de Sun Tzu

Fortaleza, CE – 2014.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com