TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sun tzu a arte da guerra

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 4

O mundo global no decorrer dos anos tem aumentado cada vez mais a exigência no campo administrativo principalmente devido à alta competitividade das empresas, ao forte investimento em ações publicitárias que conquistam cada vez as fatias de mercado, estratégias de negócios, fusões entre grandes empresas e altos investimentos. Com isso requer bastante conhecimento dos envolvidos, ou seja, dos administradores. O livro A arte da guerra do filósofo Sun-Tzu aborda detalhes de como deve-se agir diante da guerra. As ideias do livro demonstram através dos ensinamentos e estratégias dadas por Sun-tzu como o comandante deve entender as regras e os métodos na batalha o que não é diferente na administração onde deve-se seguir normas e procedimentos da organização.

Na guerra, a meta principal é a vitória e para que haja a consolidação, é importante ser ágil, rápido e inteligente, pois com a vitória, o líder (general) obtém o respeito e a confiabilidade. Enquadrando aos administradores que devem estar atentos às oportunidades que a competição tem a oferecer, observar os fatores que levam a vitória da empresa e potencializá-los, levando a empresa a obter destaque e vantagem competitiva. O arte da guerra serve de espelho no campo da administração mostrando o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comuns, batalhas nas salas das organizações e na luta pela sobrevivência que todos enfrentam.  Sunt-zu aborda os cinco fatores necessários para prever o resultado de uma guerra; caminho, clima, terreno, comando e doutrina. Na administração esses fatores conseguem correlacionar-se com os princípios do planejamento, organização, direção e controle importantíssimos para atingir os objetivos da organização. O comandante deverá compreender as regras e estratégias da mesma forma é o administrador que deve perceber as normas e procedimentos da organização. Além disso o livro explica as estratégias e os caminhos á encarar o adversário,  na administração também deve haver planejamento para enfrentar os concorrentes conhecer sempre o terreno, analisar a demanda do produto fazer uma análise de mercado conhecer os pontos forte e fracos da concorrência é bastante importante para somar pontos e vencer.

Na guerra gerencia-se os recursos, o poderio ofensivo, as armas, as carruagens, os soldados enfim, ensinamentos que aplicam-se na administração de que é preciso utilizar os recursos, os materiais de maneira racional para que dessa forma não possa haver desperdício. Assim como na guerra na ciência administrativa busca-se a eficiência e eficácia os custos da guerra devem ser medidos e calculados e utilizados de maneira racional afim de preservar a relação de seus custos, gastos, para que não prejudique a organização.

Na guerra deve-se comandar estratégias, utilizar a inteligência com excelência e da mesma forma na administração é preciso saber a hora exata de agir, comandar e  liderar as equipes afim de alcançar as metas. Mais uma ideia que reflete é a de que o comandante é o mesmo administrador que rege e comanda as regras. Outro aspecto importante é o comportamento que o exército tem durante a guerra que ao demorar pode perder tempo e que isso reflete no estado que por sua vez tende a perder os recursos. Levando ao campo administrativo é essencial a empresa agir sempre o mais rápido possível no mercado e procurar sempre fazer campanhas publicitárias, consolidar sua marca, consolidar-se na praça que defina os produtos com clareza e rapidez, evitando, com isso, o esquecimento da empresa ou possíveis perdas futuras e garantindo sempre o alcance dos objetivos traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com