TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte da guerra- Sun Tzu

Por:   •  25/11/2015  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte da Guerra - Sun Tzu

A escolha desse livro como Atividades Complementares é justificada pela sua importância na área da gestão. Os conselhos e ensinamentos contidos no livro são totalmente adaptáveis ao mundo dos negócios.

Escrito por Sun Tzu, um general e estrategista militar chinês, há cerca de 2.500 anos o livro é considerado por muitos como a origem o conceito de estratégia. Sun Tzu com sua experiência positiva vencendo muitas batalhas tinha um grande conhecimento; por isso ele escreveu “A Arte da Guerra” ensinando estratégias de combate e táticas de guerra

O livro é composto por treze capítulos, são esses: Planejamento inicial, condução da guerra, estratégia ofensiva, disposições táticas, energia em potencia, pontos fortes ou fracos, manobras, nove variáveis táticas e marchas ou movimentações do exército. Através de argumentos racionais, Sun Tzu realça a importância da disciplina, motivação e do planejamento.

“A Arte da Guerra” é considerada o mais antigo tratado de guerra e mostra a importância de cindo fatores na guerra, são esses: a influência moral, o tempo, terreno, comando e disciplina.

A influencia moral pode ser entendida como harmonia entre seus líderes e o povo, o tempo está relacionado com as condições climáticas, o terreno sobre seu relevo e distancias, o comando serve para realçar a importância do líder quanto a coragem, sabedoria, sinceridade, humanidade e severidade; já disciplina é o respeito às ordens e a sua hierarquia.

O livro deixa claro que a primeira batalha que devemos enfrentar é contra nós mesmos. Para atingir qualquer meta que seja é preciso conhecer o ambiente, os obstáculos a serem enfrentados e trabalhar em grupo. Um segredo para ter sucesso é ser sábio diante dos adversários, tirando o que deseja e transformando seus atos em benefícios. O líder precisa de muita determinação e energia para obter vitórias.

No livro podemos relacionar o inimigo da guerra como a concorrência da empresa, e o campo de batalha como o mercado. Sendo assim, seus princípios podem ser aplicados contra as concorrentes. Uma ênfase do livro é na questão de ocupação do terreno e em como reagir a cada tipo diferente de distancia em que o inimigo se encontra. Deixa como recado uma frase romana “si vis pacen parabellun”, que significa “ se queres paz, prepare-se para a guerra”, mostrando cada vez mais a importância de sermos competitivos, independente de estarmos diante de um concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com