TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“ARTE DA GUERRA – SUN TZU”

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

CURSO DE ENGENHARIA

RESUMO DO LIVRO

“ARTE DA GUERRA – SUN TZU”

  Manaus – AM

  2015

ARLEN SILVA LUZEIRO

RESUMO DO LIVRO

“ARTE DA GUERRA – SUN TZU”

[pic 1]

  Manaus – AM

  2015

A ARTE DA GUERRA, Este livro é composto por treze capítulos em que falamos de um homem chamado Sun Tzu proveniente do estado da china, produziu o livro sobre a arte de como ganhar uma guerra nas forças armadas, com uma sequência de planos de ação, estratégias e como através dele muitas outras pessoas têm sido direcionados para o que é ter uma vitória, isso se levada ao pé da letra os ensinamentos feitos pelo autor neste livro.

Capítulo um: trata sobre as estimativas: e diz que a guerra e um assunto de vital importância para o estado, é a divisão entre a vida e a morte, é o caminho que leva a sobrevivência ou a destruição, considerada em função de cinco fatores fundamentais, que são: a influência moral, o clima, o terreno, a autoridade e a doutrina; se dizia que não existia general que não haja ouvido falar destes cinco pontos. Os que tinham o domínio venciam os que não tinham eram vencidos. Fala-se em sete elementos aonde se diz o seguinte: que toda Arte da guerra está baseada no blefe; por isso quando você é capaz finja ser incapaz, se você é ativo, finja ser passivo; si você está próximo faça crer que está distante, e se esta si distante faça crer que está por perto; surpreender o inimigo simulando a desordem; aonde o inimigo for forte evite-o; enfureça o seu inimigo deixe-o desorientado; finja estar em desvantagens de condições, estimule a sua arrogância. Ataque aonde não esteja preparado; si ele está unido cause a divisão; avance por onde não se espera.

Capítulo dois: Trata sobre a condução da guerra: diz que o essencial da guerra é vitória imediata e não uma guerra prolongada prevendo que os recursos do estado podem se acabar. Ter uma quantia disponível para a mobilização dos soldados; ter boas armas, fervor, força e um bom financeiro do contrário os soberanos vizinhos se aproveitariam de sua situação para atacar. O exército deve estar previsto de mantimentos em abundância. Diz-se que o comandante competente procura que sus tropas se alimentem do inimigo; trata bem a os prisioneiros e cuidá-los a fim de que possam ser utilizados por nós; isso é o que se chama de ganhar una batalha e tornar-se mais forte.

Capítulo três: a estratégia ofensiva: capturar o exército inimigo e mais conveniente do que destrui-lo sem operações prolongadas para que a vitória seja total; render-se ao inimigo sem combate é cumulo da capacidade; combater as estratégias do inimigo; desfazer as suas alianças; não atacar cidades amenos que não haja outra solução; o comandante deve controlar sua impaciência.  Também se fala de que para o soberano existem três maneiras de levar o seu exército a destruição: primeiro ignorando que o exército não deva avançar e ordenar que avance, ou bem ignorar que não se deve render-se e ordenar una retirada. Isto é o que se chama de algemar um a exército; Ignorar todas as questões militares e participar da administração. Isto confunde aos oficiais; ignorar os problemas do mando e participar no exercício das responsabilidades. Isto destrói a confiança e a vontade dos oficiais. De igual maneira expressa-se as cinco circunstancias nas que a vitória es previsível: aquele que sabe quando combater e quando não, será o vencedor; o que sabe como manusear um exército grande e um reduzido, será o vencedor; Aquele que as tropas possuam unidades em torno a um objetivo comum, aquele que tem prudência e espera o inimigo; aquele que tem comandantes competentes e não padecem as interferência do soberano. Por este motivo se fala: “conhece o teu inimigo e conhece-te a ti mesmo e, em cem batalhas, não estarás jamais em perigo”.

Capítulo quatro: Disposições: quando se dispõe de meios insuficientes, o adequado é a defesa; quando se dispõe de meios abundantes, o ataque.

Os elementos da arte militar são: Em primeiro lugar, a rendição do espaço; em segundo, a estimativa das quantidades; em terceiro, os cálculos; em quarto, as comparações, e, em quinto, as probabilidades de vitória.

Capítulo Cinco: Energia: fala que mandar muitas pessoas é mesmo que mandar poucas. Tudo é questão de organização. Como regra o comandante em uma batalha emprega sua força normal para iniciar um combate, e emprega a sua força extraordinária para vencer.

Capítulo seis: pontos fortes e pontos fracos: Geralmente, aquele que ocupa primeiro o terreno e espera o inimigo, tem à disposição mais forte; já o que chega mais tarde, se apressa ao combate e fica mais debilitado. O inimigo deve ignorar aonde me proponho a batalhar. A certeza de que você vá tomar o que se ataca significa uma grande vantagem que você tem sobre o inimigo, pois disso ele não tem como se proteger. Quando eu chegar a uma vitória não se deve repetir a mesma tática, mas dependendo das circunstâncias mudam-se os métodos para o objetivo.

Capítulo sete: manobra: Nada é mais difícil do que a arte de manobrar. A dificuldade, neste contexto, é a de dificuldade de mudar um caminho tortuoso em uma rota mais reta e transformar a desvantagem em vantagem. A arte de manobrar consiste, em, não fazer frente ao inimigo que ocupa um lugar alto, e em não se opor a ele se ele estiver apoiado nas colinas.

Capítulo oito: as nove variáveis: Um general que tem um conhecimento perfeito das nove variáveis sabe como lidar com as tropas. Na hora de usar as tropas, ficou estabelecido que o comandante recebe as ordens a partir do soberano para assim mobilizar as pessoas e recrutar o exército. Não instale o acampamento sob a terra. Em uma terra com boas comunicações, junta-se aos seus aliados. Em um local solitário, você não deve se atrasar. Em um terreno fechado use sua inteligência. Em um terreno de morte, lute.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com