TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Seguranla Do Trabalho

Monografias: Saude E Seguranla Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

SUMARIO

2. SEGURANÇA DO TRABALHO 4

3. PLANO DE AÇÃO 5

3.1 Segurança em eletricidade 6

3.2 Proteção e combate a incêndio 6

3.3 Máquinas e equipamentos 7

3.4 Transporte, armazenamento e manuseio de materiais 8

3.5 Cor e Sinalização 9

3.6 Armazenagem 9

4 DESLOCAMENTO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS 10

5 TRANSPORTE DE EQUIPAMENTOS PERIGOSOS 11

5.1 Cor e Sinalizações 11

5.2 Higiene Ocupacional 12

5.3 Equipamentos de proteção individual 13

5.4 Ergonomia 14

5.5 Ergonomia cognitiva 14

5.6 Ergonomia organizacional 15

6 CONCLUSÃO 16

7 BIBLIOGRAFIA 17

garantir a evacuação das pessoas no momento de abandono do local, as saídas de emergências Devem ter no mínimo 1,20m de largura, levando em consideração a capacidade de pessoas que podem ocupar o local.

Como se pode perceber, existem muitas medidas preventivas contra a ocorrência de um incêndio. Se uma edificação estiver em dia com suas responsabilidades legais, é bem menos provável que haja um incêndio no local, pois o fogo pode ser controlado antes de aumentar de proporção e causar maiores danos.

Ainda assim, há possibilidade de isto acontecer, no caso destas medidas preventivas não forem suficientes ou não terem uma manutenção adequada.

1. .Máquinas e equipamentosINTRODUÇÃO

No Brasil existem normas de segurança de trabalho que são exigidas nas empresas. Aplicar as normas de segurança além de ser obrigatórias e também garantia de não ocorrer o risco de acontecer algo pior, devemos lembrar que segurança não é um item opcional que pode ser dispensado em nossa vida.

Neste trabalho falaremos sobre a segurança e saúde no trabalho, dos direitos fundamentais do trabalhador para ter uma boa e saudável qualidade de vida, na medida em que não se podem dissociar os direitos humanos e as qualidades de vida verificam-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições do trabalhador.

Para preservar e proteger seus funcionários, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Para isto, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, as quais definem o seu grau de risco, conforme o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma formação eficaz. A prevenção de acidentes e parte integrante da gestão de uma empresa. As empresas podem evitar a maior parte das lesões e das doenças no local de trabalho, se identificar e subsequentemente, eliminar ou pelo menos, minimizar os riscos no local de trabalho.

2. SEGURANÇA DO TRABALHO

A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrente dos fatores de riscos operacionais.

A definição legal de acidente de trabalho e encontrada no artigo 19 da lei N°8.213 de 1991 é aquela que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional, que cause perda ou redução da capacidade de trabalho temporário ou permanente, ou ainda a morte.

Portanto, somente os acidentes que provocam lesão no empregado a serviço da empresa são considerados pela referida lei para fins de benefício da previdência Social. Do ponto de vista prelecionista, todos os acidentes, independentemente de causar lesão, devem ser considerados para fins estatísticos e de investigação das causas.

Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho.

Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção. Além de ser exigido por lei que as empresas mantenham equipe de Segurança do Trabalho, isso faz com que haja aumento da produtividade e qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como auxilia nas relações humanas dentro da empresa.

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentem de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.

Pela necessidade imediata de combater os riscos na saúde e segurança do ambiente de trabalho, a minha equipe realizou uma pesquisa onde agimos com o intuito de assessorar a saúde e segurança no trabalho dentro de uma pizzaria e restaurante. Para que a empresa, sendo neste caso um restaurante e pizzaria que lida diretamente com utensílios com alto grau de perigo, se cerquem das medidas necessárias para evitar tais acidentes, antes de tudo deve elencar as funções que mais correm risco dentro das suas rotinas de trabalho.

A empresa deve adotar medidas de segurança e aplicá-las na sua empresa, fazendo com que estas medidas sejam adquiridas no cotidiano do trabalho. Algumas medidas são: utilizar os equipamentos adequados para cada atividade. Os funcionários da limpeza devem fazer o uso correto de Equipamentos de Proteção individual como luva bota, toucas e uniformes, guardar objetos cortantes, perfurantes ou que causem qualquer tipo de risco em embalagens adequadas e em locais que não possam causar acidentes; Proibir permanência de pessoas que não estejam trabalhando nas instalações da cozinha para evitar distrações, Realizar limpeza e manutenção freqüente dos equipamentos e utensílios, Os manobristas devem ter uniformes refletores, Recepcionistas e telefonistas devem ter apoio para os pés e os computadores devem estar na linha dos olhos para evitar problemas na coluna.

Verificando-se que o imóvel este legalizado e regularizado com os órgãos públicos Obter Alvará junto a Vigilância Sanitária. Verificando-se que o imóvel em questão atende todos os requisitos operacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com