TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidores De Aplicação

Trabalho Escolar: Servidores De Aplicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Servidores de Aplicação

Um servidor de aplicação nada mais é que um servidor que disponibiliza um ambiente para instalação e execução de aplicações, os servidores são executados e acessados pelos clientes através de uma conexão de rede.

O servidor de aplicação tem como objetivo de disponibilizar uma plataforma que abstraia algumas complexidades de um sistema computacional através de seu desenvolvedor. E em um servidor é importante ressaltar alguns itens importantes como:

• Ambiente de aplicação: Um ambiente de servidor de aplicativos consiste em um ou mais servidores com Oracle (Java Enterprise Edition, JBOSS) ou Windows Server 2008 (.Net framework), configurados com a função Servidor de Aplicativos. Esses servidores executam as seguintes ações:

 Conectar-se a uma intranet ou à internet;

 Hospedar aplicativos que expõem páginas na web (Eclipse, Oracle NetBeans e Oracle JDeveloper);

 Interoperam com outros sistemas remotos executados em diferentes plataformas e sistemas operacionais.

• Gerenciamento de Recursos: A grande vantagem de um servidor de aplicação é que podem se concentrar nas necessidades de negócio, tal como em gerenciar recursos. E uma das opções é a Virtualização de servidor, essa é a principal forma de aumentar a eficiência na alocação de recursos. Ambientes não virtualizados e não atualizados por tal recurso implica uma baixa devido à necessidade de energia e memória de computadores que se tornam insuficiente para atender à sua carga máxima. Ou seja em um ambiente não virtualizado, cada aplicação tem que ter recursos suficientes para entregar níveis prometidos de serviço.

A virtualização resolve este problema fornecendo relocação dinâmica de recursos do computador.

• Controle de transações: O propósito principal de um controle de transações é mapear as requisições recebidas para servidores de transação, executando e enviando requisições aos servidores. Exemplo: se uma transação produz um tipo de saída, o responsável pelo controle tem como missão rotear essa resposta novamente para o servidor que lhe enviou a requisição, vejamos a seguir algumas responsabilidades de um controle de transações:

 Tratamentos de erros;

 Interação com serviço de diretório;

 Gerenciamento de pontos de salvamentos de trabalhos parcialmente realizados;

 Gerenciamento de sessões de segurança.

• Autenticação/autorização: Os mecanismos de autenticação e autorização de um servidor de aplicação consiste em verificar e garantir que apenas usuários que possuem diferentes autorizações de acesso entrem num determinado sistema. A autenticação nada mais é que, verificar a identidade do usuário de um sistema conhecida normalmente pela execução de um formulário de login, solicitando o nome e respectivamente a senha do usuário. A autorização ocorre quando o objetivo seria proteger funcionalidades individuais e separar usuários em grupos de acordo com a autorização de acesso.

• Modelo 3 camadas: Podendo ser aplicada em várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com