TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Siatema Toyota De Produção

Ensaios: Siatema Toyota De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

É de suma importância que as empresas se adaptem as constantes mudanças que ocorrem no mundo dos negócios para que possam responder com velocidade e eficácia as exigências impostas pelo mercado.

Neste trabalho a produção enxuta se tornou um instrumento muito poderoso em buscar de melhorias a cada dia.

Especialmente focado na eliminação de desperdícios, garantindo maior lucratividade e participação.

Este trabalho busca apresentar as vantagens que o sistema Toyota proporciona nos processos produtivo de uma construção civil.

Esta reestrutura no sistema mostra resultados obtidos, destacando-se a redução de desperdícios, estoque, redução de mãe de obra, transparência no fluxo de informação, saúde e segurança.

Introdução

Devido ao sucesso e resultados obtidos pelo sistema Toyota de produção, adotado pela indústria Toyota, muitas empresas vem copiando o modelo da técnica adotada pela mesma na tentativa de obter melhores lucros, e conseguir produzir com qualidade, e para atender com rapidez a demanda do mercado. Assim as empresas tornam-se flexíveis e capazes de alcançar seus resultados através de métodos viáveis, garantindo a fidelidade de seus clientes.

O objetivo desse trabalho é apresentar as vantagens que a produção enxuta de produção nos proporciona, através de ferramentas que iram nos auxiliar em busca de novos valores, e mapear o caminho identificando o que não agregam valor sem interromper o fluxo.

Sistema da qualidade total

E As ferramentas: Sistema Toyota de produção, Kanban e Kaizen

A empresa “construções massa ferro”, mostra que é possível aplicar na construção civil o sistema Toyota de produção com ganho de até 30% na produtividade e 15% em redução no desperdício de material.

Com objetivo de elevar os lucros por meio de corte e custos, eliminando estoques e mão de obra excessiva, para atingir o alvo a empresa deve livrar-se de vários tipos de percas no seu sistema de produção, onde poderá representar milhões em economias, sem sobrecarregar os trabalhadores e sim considerando a peça mais importante da empreitada.

A decisão em está implementando a estrutura da organização surgiu após a perca de alguns clientes que contratava o serviço da empresa para construções de apartamentos. Os dono da empresa que são irmãos e engenheiros civil chegaram a conclusão que iriam contratar uma empresa de consultoria para dar suporte as novas mudanças a ser tomada, E assim fizeram. Seguindo o que foi orientado a fazer para alcançar os objetivos, resolveram implantar o sistema Toyota de produção.

Produzindo o necessário

O sistema Toyota ira identificar as etapas a serem construídas, fazendo-as fluir de forma continua e autônoma.

O alvo é sempre a conquista de novos clientes e a melhoria nos processos de construção, como também a vida das pessoas, para tanto foi necessário a aplicação do sistema (Kanban e Kaizen).

Kanban de produção

Instrução de tarefas que organiza a seqüência de produção de acordo com os princípios do (JUST IN TAME).

Com sua implantação vai ser a arma fundamental para o nosso sucesso com a autonomia no comando de materiais e recursos para a construção.

As solicitações são feitas por meio de cartões, denominados Kanbans, os quais são feitos pelos operários no tempo certo, que são afixados diariamente em local de acesso comum, no final do expediente, para que todos saibam o que ira fazer antecipadamente no dia seguinte, dessa forma ninguém chega na construção e fica de braços cruzados, esperando a matéria-prima, como também ira evitar estoque de matéria-prima, que venham a causar desperdícios, e sem facilitar no planejamento das etapas a construir e manter a organização do projeto a cumprir.

Kanban de emergência

O fluxo e utilizado temporariamente, foi implantado com o intuito de requerer reposição no caso de alguma emergência inesperada na obra. Exemplo: substituir alguma maquina ou ferramenta de trabalho caso venham a dar algum tipo de problema será substituída imediatamente por outra nas condições a adequada para continuar o fluxo da obra.

Chapa de cartões Kanban

Gestão das prioridades em Kanban

Painéis ou quadros de sinalização junto aos pontos de armazenagem espalhados pela produção têm a finalidade de sinalizar o fluxo de movimentação e consumo dos itens a partir da fixação dos cartões Kanban nestes quadros.

O objetivo de reduzir a ineficiência das operações e as tarefas devem ser bem detalhadas e descritas para que a aplicação do método Kanban torne possível.

objetivo

Estabilidade do projeto

Índice de qualidade em alta

Simplicidade no controle da construção

Reduzir estoque

Desperdícios

Troca rápida

Colaborador eficiente

Transporte (tempo de espera)

Kaizen voltado para as pessoas

O ciclo do PDCA permite o monitoramento e controles mais concreto, agilidade de processos, produtividade, redução de utilizações, gerenciamento centralizado.

O kaizen voltado para as pessoas ocorre na forma de gestão, fazendo com que as pessoas tenham mais empenho em realizar as suas tarefas. Esse sistema deve ser bem dinâmico e funcional, servindo de avaliação de desempenho do supervisor dos operários.

- Foi adotada uma pirâmide de valorização com os operários, através de conversas e diálogos permanentes, com objetivo de colocá-los na base de gerente da construção, dando o poder de voz e autonomia, para que eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com