TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sipoc em empresa textil

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 3
  1. SIPOC

O SIPOC (Suppliers, Inputs ,Process, Outputs , Customers) , em português fornecedores, entradas, processo, cliente , é um diagrama que busca identificar todos os elementos relevantes de um projeto antes do começo do mesmo. O elemento fornecedor(S) do diagrama SIPOC, representa os indivíduos, departamentos ou organizações que provém materiais, informações ou recursos que serão trabalhados nos processos em análise. As entradas (I), por outro lado, representam as informações ou materiais fornecidos. O processo (P) envolve os passos ou atividades que transformam as entradas em produto ou serviço final (as saídas). As saídas (S) se referem aos serviços ou produtos finais que são resultados do processo. Os clientes (C) são indivíduos, departamentos ou organizações que recebem as saídas do processo.

Exemplo genérico de SIPOC

[pic 1]

                               Fonte http://www.advanceconsultoria.com/wp-content/uploads/SIPOC.jpg

  1. Empresa de fabricação de tecido
  1. Fornecedores

Os fornecedores de insumos para a fabricação têxtil, em geral, provem da atividade agropecuária, mineração, indústria de bens de capital, industria petroquímica e poder publico.

  1. Entradas

Os insumos são classificados em três categorias, são esses insumos externos, insumos de mercado e recursos primários. Os insumos externos têm caráter de informação sobre legislação ambiental, política, tendências de tecnologia que afetariam o sistema de produção.  Os insumos de mercado têm caráter informativo sobre design de produto, concorrência, desejos de cliente, etc. Os recursos primários sustentam diretamente a produção. Nesse caso seria a fibra têxtil, química ou natural, água, produtos químicos como corante, eletricidade, recursos humanos, maquinas e equipamento e capital financeiro.

  1. Processo

O processo é basicamente fiação, seguido de tecelagem ou malharia e por fim o beneficiamento. A fiação consiste em transformar a matéria-prima, totalmente desordenada, em fios. Dependendo da espessura, tipo, qualidade e finalidade que se pretende do fio, as operações sofrerão adaptações. Mas em geral os processos se resumem em abertura, limpeza, orientação na mesma direção, afinamento, paralelização e torção, sendo que a fixação de uma nas outras ocorre por atrito. Esse fluxo pode produzir três diferentes fios: fios penteados (mais finos e mais fortes), fios cardados (mais grossos e menos resistentes) e fios cardados open end (mais grossos e mais fracos). A tecelagem que tem por finalidade formar um material à base dos fios que foram produzidos na fase anterior. Podendo fabricar tecido plano ou tecido de malha (processo de malharia) e tecnologia de não-tecido.  O beneficiamento é a última fase da fabricação têxtil, marcada por melhorar as características do tecido. São realizadas operações visando fornecer coloração parcial (estampagem) ou total (tingimento), e aperfeiçoar aspectos como brilho, toque e suavidade.

  1. Saída

Existem dois tipos de saídas do processo, diretas e indiretas. Nesse caso a saída direta seria o tecido acabado. Exemplos de saídas indiretas são impostos, desenvolvimento tecnológico, impacto ambiental como lixo industrial, remunerações e salários.

  1. Clientes

O resultado desse processo é enviado para indústrias de confecções, lojas de tecidos ou revendedores.  

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações.  8. ed. [S.l.]: Cengage Learning Ltda, 2002. 598p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com