TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING NA EMPRESA TEXTURIZE DESENVOLVIMENTO TEXTIL

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.077 Palavras (45 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 45

FACOS – FACULDADE CENECISTA DE OSORIO

CEAD - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS

SANDRA BORTOLUSSI

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING NA EMPRESA TEXTURIZE DESENVOLVIMENTO TEXTIL

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à banca examinadora como parte dos requisitos necessários à conclusão do curso de Processos Gerenciais.

Orientador: Prof. Me. Mateus Arbo Martins da Silva

Osório, Dezembro, 2014.

Administração de Marketing, na empresa Texturize Desenvolvimento Textil

Resumo

Este trabalho propõe um estudo na empresa Texturize Desenvolvimento Textil, tentando entender como a empresa desenvolveu seus produtos ou serviços, buscando melhorias através desta importante ferramenta. Para isso, traremos o registro de seu crescimento, o cenário empresarial, visando a implementação de um setor de marketing na empresa. Esse estudo mostrará qual é a melhor forma para implantar á área de marketing, visando seu crescimento. Através desse trabalho, a empresa poderá visualizar as vantagens que usufruirá com a implantação deste projeto, o qual será de grande valia para a empresa e contribuirá para o crescimento e posicionamento da marca no mercado nacional. Sendo que a empresa não tem um setor de marketing, mostraremos quais as vantagens que podem ser obtidas com a implementação dessa ferramenta.

Palavras-chave: Marketing. Melhorias. Crescimento

  1. INTRODUÇÃO

              Atualmente, estamos vivenciando a era da globalização, na qual mudanças estão ocorrendo constantemente, o conhecimento está crescendo e a competitividade entre as empresas está aumentando gradativamente. Com a exigência dos clientes aumentando, as empresas terão que planejar estratégias para garantir sua continua satisfação, tendo como resultado a vantagem competitiva e a diferenciação na prestação dos serviços.

  Com o desenvolvimento global acelerado, um diferencial competitivo para qualquer organização é o conhecimento e a informação. A partir de informações, a organização desenvolve diversas técnicas e melhorias importantes no mundo dos negócios. Além disso, estar atento ao que está acontecendo no mundo organizacional auxilia no desenvolvimento de novos produtos, conhecimento da necessidade de clientes, entre tantos outros benefícios. Sendo assim, o marketing vem para auxiliar as empresas nesse mercado amplamente competitivo, buscando sempre um diferencial, tendo em vista a satisfação do cliente e o lucro da empresa. Segundo Kotler (2012) “O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”.

  O marketing procura a lucratividade da empresa através da criação acertada de bens e serviços. Para Drucker (apoud KOTLER, 2000, p. 30) a meta de marketing  é “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”. Para as empresas, o marketing é o grupo de ferramentas utilizadas para desenvolver a oferta de seus bens e serviços, objetivando o retorno necessário para o crescimento sustentado da organização.

Para Kotler e Keller (2012), um dos principais objetivos de marketing é “ desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas e organizações que podem, direta ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades de marketing da empresa”.

Segundo os mesmos autores, McCarthy classificou várias atividades de marketing em ferramentas de mix de marketing de quatro tipos amplos, os quais os denominou os quatro Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção. No entanto, em virtude da abrangência, complexidade e riqueza do marketing, claramente esses Ps não representam mais todo o cenário. Se os atualizarmos para que reflitam o conceito de marketing holístico, obteremos um conjunto mais representativo que envolverá as realidades do marketing moderno: pessoas, processos, programas e performace. (2012, p. 23)

             Grandes empresas podem ter uma grande verba reservada para o marketing, orçamentos extensos significam maior investimento em marketing, mas somente o alto investimento não garante o retorno desejado, deve-se associar a isso, uma boa equipe de marketing, com pessoas capacitadas e ferramentas eficazes para o trabalho ser bem desenvolvido.

               Texturize Desenvolvimento Textil, é uma empresa de estamparia digital, onde desenvolve estampas em tecidos para as industrias de moda. Fundada no ano de 2009, sendo de pequeno á médio porte, do Lucro Presumido. A especialização é em estamparia digital, onde cria, desenvolve e aplica estampas em tecidos para as empresas de moda.

O Principal produto é a prestação de serviço, onde o cliente envia o tecido branco, e a estampa é desenvolvida para aquele cliente.

Localizada na cidade de Criciúma, Santa Catariana, possui instalação própria, com máquinas e equipamentos necessários ao desenvolvimento das suas atividades. Possui em seu organograma um Diretor geral e cinco gerentes distribuídos em todas ás áreas.

            A Empresa é atuante no mercado de moda, como prestador de serviço para grandes indústrias de confecções. Atualmente é o maior prestador de serviço em estamparia digital. O envio do tecido é de responsabilidade do cliente, mas a Texturize possui logística própria, se responsabilizando desde a coleta até a entrega do produto pronto.

[pic 1]

Figura 1: Fachada da empresa

  1. Problematização

Este trabalho evidencia a importância da área de Marketing para a organização. O turbulento cenário econômico vivenciado pelo mundo na primeira década do século XXI desafiou muitas empresas a prosperar financeiramente e, em alguns momentos, até a sobreviver ( KOTLER e KELLER, 2012). Diante disso, o marketing tem desempenhado um grande papel no enfrentamento desses desafios.

A empresa Texturize Desenvolvimento Têxtil, ainda não possui uma área de Administração de Marketing. Sendo assim, esse trabalho buscará desenvolver essa ferramenta, para que melhor se encaixe na organização, buscando sempre atender as necessidades de seus clientes, dentro de uma teoria bem desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.4 Kb)   pdf (578.4 Kb)   docx (869.1 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com