TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO VISUAL APLICADA A ÀREA DE MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA TÊXTIL

Por:   •  29/6/2021  •  Artigo  •  8.061 Palavras (33 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 33

A GESTÃO VISUAL APLICADA A ÀREA DE MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA TÊXTIL

William Machado[1]

Ariel Peixoto Possebon [2]

RESUMO

Muitas empresas acabam às vezes, tendo como opção de custo, um setor de manutenção enxuto, e na maioria, agindo somente em manutenção corretiva. A fim de evitar grandes perdas de manutenção, deve ser implementados também, manutenção preventiva, com base em controles, indicadores de desempenho e um bom plano de manutenção preditiva. Só que para tal efeito na manutenção, os indicadores devem ser monitorados, tanto para prevenção de perdas, como para metas pessoais, para que os objetivos sejam alcançados. Diante disso, o objetivo desse artigo é apresentar um estudo de caso com pesquisa aplicada e descritiva no setor de manutenção, através da implementação da gestão visual em uma empresa têxtil. Para isso, foram abordadas desde os objetivos da manutenção atual, técnicas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva e qual o impacto que uma gestão visual de indicadores de desempenho traz para o trabalhador e o setor, trabalhando com indicadores simples, tais como indisponibilidade de máquina, MTTR (Tempo Médio de Reparo) e MTBF (Tempo Médio Entre as Falhas). Após implementação desses quadros de gestão visual, os resultados mostram maior envolvimento das pessoas gerando uma queda nos principais indicadores de cada setor, diminuindo os índices de parada de máquina, agilidade nos consertos, prevenção de perdas e uma alta na produtividade geral da empresa.

Palavras-chave: Indicadores de Manutenção, Gestão Visual, Tipos de Manutenção

ABSTRACT

Many companies end up sometimes having as cost option, a sector of lean maintenance, and mostly only acting in corrective maintenance. To prevent large losses of maintenance must also be implemented preventative maintenance based on controls, indicators of performance and a good predictive maintenance plan. Except for this purpose in maintaining the indicators should be monitored both for loss prevention as personal goals, so that the objectives are achieved. Therefore, the aim of this paper is to present a case study with descriptive and applied in the maintenance sector through the implementation of visual management in a textile company research. For this been addressed since the goals of the current maintenance, technical maintenance preventive, predictive and corrective and what impact a visual management performance indicators brings to the worker and the industry, working with simple indicators such as unavailability of machine, MTTR (Mean Time To Repair) and MTBF (Mean Time Between Failures). After implementing these management frameworks in sight, the results show greater involvement of people generating a fall in key indicators for each sector, decreasing the rate of stop machine, agility repairs, loss prevention and a high in the overall productivity of the company

Keywords: Maintenance Indicators, Visual Management, Types of Maintenance

1. INTRODUÇÃO

O cenário atual que as empresas estão enfrentando é um ambiente competitivo e de rápidas mudanças. Apenas as empresas com maior capacidade gerencial estarão aptas a se manterem no mercado, buscando maior competitividade, padronização, dinamismo, redução de desperdícios, desenvolvimento tecnológico, expansão e resultados. Para que isso ocorra, é necessário que o setor de manutenção tenha um gerenciamento estruturado a partir de um conjunto de práticas de manutenção bem definidas, sólidas e disseminadas no setor, assegurando os resultados e metas para sobrevivência da empresa.

A manutenção exerce grande influência no sucesso de uma organização, ainda mais na indústria têxtil, onde o menor custo de produção faz com que determinada empresa atinja uma posição de destaque no mercado.

Existem muitos conceitos de gestão a serem desenvolvidos para implementar uma gestão visual de resultados. A pesquisa do assunto irá permitir um conhecimento mais amplo de gestão visual, de como a visualização pode influenciar no resultado da manutenção e como o trabalhador irá se sentir, trabalhando com a visualização dos resultados e metas dentro da organização. Logo, como é possível utilizar os conceitos de gestão visual aplicado a área de manutenção das empresas?

Portanto, o objetivo desse trabalho é implementar a gestão visual na área de manutenção, contribuindo para a melhoria dos processos e dos resultados da área. A partir deste objetivo geral, definiram-se os seguintes objetivos específicos:

a) Conceituar os tipos de manutenção e os indicadores utilizados para medição do desempenho da manutenção que estão implementados no setor de planejamento e controle da manutenção;

b) Definir como pode ser implementado o processo de gestão visual dos controles de manutenção.

c) Avaliar os resultados obtidos a partir da implantação da Gestão Visual.

Nos itens que seguem serão apresentados os conceitos de manutenção, tais como corretiva, preventiva e preditiva; indicadores de desempenho da manutenção, como indisponibilidade de máquina, MTTR (Mean Time To Repair - Tempo Médio de Reparo), MTBF (Mean Time Between Failures - Tempo Médio entre Falhas) e a descrição do processo de desenvolvimento dos indicadores. Para finalizar, são realizadas algumas considerações sobre o processo de implementação dos quadros de gestão visual no setor de manutenção. A estrutura do trabalho esta montada em referencial teórico, metodologia de pesquisa, descrição da situação atual e a descrição do processo de implementação dos quadros de gestão visual.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste item serão apresentados os conceitos de manutenção, seus principais indicadores e os conceitos de gestão visual. Estes conceitos foram utilizados como base teórica para o desenvolvimento deste trabalho.

2. 1 DEFINIÇÃO E HISTÓRICO DA MANUTENÇÃO

Segundo Souza (2008) a manutenção é a forma pela qual as organizações tentam evitar falhas, cuidando das suas instalações e seus equipamentos. Dentro da organização, é uma parte importante das atividades de produção, especialmente aquela em que as instalações físicas têm necessidade de produção total de seus bens e serviços. Nas operações como centrais elétricas, companhias aéreas e refinarias petroquímicas, as atividades de manutenção são responsáveis por uma parte significativa do tempo e da atenção da gerência de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com