TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Treliçado de Madeira para Cobertura

Por:   •  21/3/2019  •  Artigo  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

Sistema Treliçado de Madeira para Cobertura

Eduardo Josué da Silva

Curso de Engenharia Civil - Faculdade Redentor Miracema/RJ, 28460-000, Brasil

Telefone: (22) 981362022

E-mail: eduardo08eng@gmail.com

Jonatans Soares Coelho

Curso de Engenharia Civil - Faculdade Redentor Miracema/RJ, 28460-000, Brasil

Telefone: (22) 988449020

E-mail: jonatans.coelho@hotmail.com

Marcos Felipe do Nascimento Gonçalves Curso de Engenharia Civil - Faculdade Redentor Miracema/RJ, 28460-000, Brasil

Telefone: (22) 999064064

E-mail: marcosfelipeng@gmail.com

Cristiano Pena Miller

Engenheiro Civil - Faculdade Redentor

Mestre em Engenharia Civil – UENF/Campos dos Goytacazes Italva/RJ, 28250-000, Brasil

Telefone: (22) 981170007

E-mail: cristianomiller@yahoo.com.br

RESUMO

A madeira é um material que, por falta de divulgação de seu uso adequado, sofre pré-conceitos quanto a sua finalidade e em meio a tantos projetos pertencentes ao setor da construção, pode-se considerar inexistentes aqueles que tratam de sua aplicação para fins construtivos. Por conta disso, além de reunir informações relevantes e até mesmo desconhecidas sobre a madeira, como as propriedades físicas e mecânicas, este trabalho otimiza seu uso em coberturas de edificações residenciais por meio do sistema estrutural treliçado, o mais usual para esse tipo de serviço, apresentando resultados quanto às reações e consumo em três diferentes métodos de armação.

Palavras-Chave: Madeira; Cobertura; Treliça; Consumo.

ABSTRACT

Wood is a material that, by failure to disclose its proper use, suffers from preconceptions as to their purpose and in the midst of so many projects belonging to the construction sector, may be considered non-existent those who treat their application for construction purposes. Because of this, and gather


relevant information and even unknown on the wood, as the physical and mechanical properties, this paper optimizes its use in residential buildings covers through truss structural system, the most usual for this type of service, presenting results as the reactions and consumption in three different frame methods.

Keywords: Wood; Roof; Truss; Consumption.

  1. INTRODUÇÃO

Coberturas residenciais em estrutura de madeira são elementos de arquitetura muito utilizadas, pois além da beleza natural, a madeira possui elevada resistência mecânica, que varia em função da espécie a ser utilizada. A madeira possui algumas desvantagens quando comparada com outros materiais construtivos, podendo apresentar defeitos como nós e fendas, além de serem mais suscetíveis a ataques de agentes biológicos (fungos, cupins, etc). Entretanto, essas inconveniências podem ser sanadas com produtos industriais para madeira convenientemente tratada e sistemas estruturais adequados ao seu uso.

A execução de uma cobertura composta por peças de madeira é delicada, requer bastante cautela, devendo ser bem projetada a fim de evitar problemas futuros que venham a comprometer tanto sua integridade física quanto da própria edificação. Deve ainda garantir um escoamento satisfatório da água da chuva, além da comodidade no ambiente.

Normalmente, para coberturas residenciais compostas por telhas, a treliça é o sistema estrutural mais indicado, devido as suas vantagens, onde o custo/benefício é só mais uma entre as demais. No entanto, existem ainda modelos geométricos variados dispostos por esse sistema, cada um com suas peculiaridades, oferecendo a opção de escolha, onde os mais usuais são: Howe, Pratt e Belga.

  1. Justificativa

A escolha do tema deste trabalho justifica-se pelo fato de que, projetos de estruturas de madeira, se comparado com projetos para execução de obras com concreto armado, são praticamente inexistentes. Muitas das vezes estrutura de madeira para coberturas são executadas por profissionais que desconhecem todas as variantes que envolvem esse sistema, como resistência da madeira, tipo de treliça, cargas atuantes, etc., o que pode comprometer a estrutura, não só da cobertura, como de toda a edificação, colocando em risco a integridade financeira e física de seus usuários.


  1. Objetivos

A procura por projeto estrutural destinado às coberturas residenciais, independente do material utilizado, é muito pequena, portanto, diante desse fato, o interesse desse estudo é passar algumas informações relevantes sobre a madeira e sua utilização em um sistema estrutural para coberturas. Será feito um comparativo de estrutura de madeira em 3 (três) tipos de treliça (Howe, Pratt e Belga), visando comparar seus comportamentos e consumo em cada sistema.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  1. Informações Básicas Sobre Madeira

Baseado na história da civilização, pode-se afirmar que a madeira é um dos materiais mais antigo utilizado pelo homem como forma de se abrigar, uma vez que é encontrado com abundância na natureza e também é de fácil manuseio. Além do mais, a madeira pode satisfazer muitas das necessidades humanas, independente do lugar do mundo, pois a adaptação das diversas espécies vai desde as regiões tropicais até as zonas mais frias.

Com a evolução dos meios construtivos, a madeira passa a exercer funções múltiplas, desde estéticas a funções estruturais, muito utilizada como estruturas de coberturas de residências.

  1. Classificação das Madeiras

As madeiras utilizadas na indústria da construção civil são classificadas em duras e macias, sendo as primeiras, também chamadas de madeira de lei, oriundas de árvores frondosas, de crescimento lento, como o ipê, a peroba, a aroeira, entre outras. As madeiras são classificadas como macias quando elas são provenientes de árvores de crescimento rápido, como os pinheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (644.1 Kb)   docx (446.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com