TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações Gerencias

Monografias: Sistemas De Informações Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Etapa 1 4

Etapa 2 7

Etapa 3 e 4 10

Bibliografia 12

Etapa 1

1- Analisando as informações do resultado dos exercícios de Dezembro de 2011 a 2012 da Empresa Pro Metalúrgica S.A, argumente com suas palavras as conclusões gerais o quadro:

a) Lucro Bruto em relação ao custo de vendas, o que houve, aumentou ou reduziu? Comente.

Analisando o resultado dos exercícios de Dezembro de 2011 a Dezembro de 2012 da empresa Pro Metalúrgica S.A, verificamos um aumento de 5,54%, uma vez que durante o exercício de 2011 o lucro bruto girou em torno de 48,47% enquanto no exercício de 2012 se elevou para 54,01%.

b) Lucro antes do resultado financeiro aumentou ou diminuiu? Comente

O lucro antes do resultado financeiro de Dezembro de 2011 era de 1480 decaindo no exercício de 2012 para 746. Isso denota uma diminuição no lucro antes do resultado equivalente a 50,40%.

Apesar de a empresa Pro Metalúrgica S.A, apresentar um aumento no lucro bruto entre os anos de 2011 e 2012, obteve ao final do período analisado um prejuízo devido ao aumento de despesas operacionais e financeiras.

2-Elaborar pequeno resumo dos materiais lidos, em no Maximo uma pagina.

Nos dois primeiros artigos tivemos conhecimento do produto de um determinado segmento em ascensão, no caso, a bicicleta.

Com um crescimento expressivo de usuários devido ao valor de compra acessível, surgimento de ciclo faixas nas grandes cidades, aumento de combustíveis e uma maior conscientização das pessoas quanto à “sustentabilidade”, o crescimento desse mercado é visível e promissor.

As industrias apostam em modelos cada vez sofisticados e mais caros, e como consequência, o aumento no faturamento.

O Brasil, segundo a matéria é o terceiro maior fabricante e o quinto maior mercado consumidor desse produto, porém sofre ameaças com o avanço do produto chinês e com isso tem que conviver com a expressiva queda nas exportações, hoje o mercado chinês já tem 70% do mercado mundial e alem disso, a maioria dos componentes para fabricação são também de origem chinesa.

Na matéria seguinte, o autor aborda a questão do endividamento, quais motivos e as principais consequências para as empresas nacionais. Estes motivos de uma maneira geral podem ser a falta de capital de giro, falta de controle quanto aos endividamentos, cenário e políticas econômicas do pais, mais as altas taxas de juros.

No Brasil houve um crescimento elevado nessas taxas que em 1994 era de 5%, em 2003 estavam em 31%. Nos últimos anos tem sido crescente o endividamento das empresas brasileiras.

A matéria nos mostra indicadores que resumidamente nos apresenta o seguinte:

- Empresas que recorrem a dividas para complemento de seu capital próprio (ampliação, modernização, expansão, etc.), está fazendo o endividamento sadio, pois isto deve gerar recursos para saldar os compromissos

- Empresas que recorrem a dividas para pagarem outras dividas, irão recorrer à empréstimos sucessivos, passa a fazer parte deste ciclo vicioso e como consequência, é seria candidata à falência.

No ano de 2002, segundo a fundação Getulio Vargas, 215 das 500 maiores empresas brasileiras fecharam no vermelho e os fatores apontados foram o endividamento causado pela alta taxa de juros, instabilidade cambial, incertezas quanto a sucessão presidencial, etc.

O autor nos faz o relato de uma empresa brasileira dona de uma marca que é sinônimo de produto – a Bombril e as diversas causas de seu desequilíbrio econômico-financeiro.

E que no caso, uma das principais causas disso foi a tentativa de elevar a empresa a uma situação que não condizia com suas possibilidades financeiras, chegando assim a níveis insustentáveis de crescimento sem ter uma base solida de capital.

O autor conclui que para não cair em situação de desequilíbrio econômico e financeiro, é necessários ter um controle eficiente dentro da empresa, principalmente na área de custos e despesas.

3-Identificar as principais causas que geraram essa transação que levou a falência da empresa Bicicletas Caloi.

A abertura do mercado brasileiro à competição estrangeira (plano Collor), possibilitou e entrada de produtos com qualidade superior e preços semelhantes ou menores. Isso levou empresas lideres em seu segmento a perderem mercado e competitividade mostrando uma administração despreparada e ineficiente ao enfrentar uma concorrência com as empresas estrangeiras.

Outro fator foi a política monetária com altas taxas de juros, aumentos de custos de Mao de obra e insumos e mais a competição com os importados influenciou muito na queda de rentabilidade da Caloi. Com uma crescente busca por empréstimos a curto prazo para compensar a falta de capital de giro, isso aumentou seu endividamento.

Houve um declínio em seu Patrimônio Liquido devido aos sucessivos prejuízos apresentados.

Devido a falha na administração do marketing, houve um encalhe de estoque uma vez que a empresa continuou insistindo em produzir os produtos mais elaborados que concorriam com os importados que ofereciam boa qualidade e menores preços, provocando o declínio da rentabilidade do patrimônio liquido da empresa.

Fazendo uma análise, podemos concluir que para uma empresa crescer e se manter estável no mercado atual, seus gestores devem contar com requisitos essenciais. É importante ter visão de mercado, verificar tendências futuras e ter a capacidade para fazer o planejamento e a adequada captação e aplicação de recursos.

Etapa 2

1) Responder em no Máximo uma pagina: “Por que é importante analisar a performance financeira e econômica de uma empresa a partir de índices financeiros?”

Porque é através dos demonstrativos contábeis (vertical e horizontal) que é possível verificar liquidez, endividamento e rentabilidade para se ter uma visão correta da situação financeira de determinada organização e com isso fazer comparativo de desempenhos, verificar a capacidade de pagamentos, medir os índices de rentabilidade dos investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com