TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação Gerencial

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  19.134 Palavras (77 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 77

         LIVRO        [pic 1][pic 2][pic 3]

UNIDADE 1

Sistemas de Informação Gerencial


Sistemas de informação: conceitos e princípios

Simone Cecilia Pelegrini da Silva


© 2015 por Editora e Distribuidora Educacional S.A

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida  ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia, gravação ou qualquer outro tipo de sistema de armazenamento e transmissão de informação, sem prévia autorização, por escrito, da Editora e Distribuidora Educacional S.A.

2015

Editora e Distribuidora Educacional S. A. Avenida Paris, 675 – Parque Residencial João Piza

CEP: 86041 ‑100 — Londrina — PR e‑mail: editora.educacional@kroton.com.br

Homepage: http://www.kroton.com.br/


         Sumário        

Unidade 1 |  SiStemaS de informação: conceitoS e  princípioS  _        

7

Seção 1.1 - Conceitos de informação e de sistemas  _        

9

Seção 1.2 - Conceitos e perspectivas em sistemas de informação  _        

21

Seção 1.3 - Classificação dos sistemas de informação  _        

33

Seção 1.4 - Tecnologia da informação  _        

47



  palavras do autor        

Seja bem-vindo(a) à unidade curricular de Sistemas de Informação Gerencial (SIG), que apresenta a você quanto o mundo dos negócios tem hoje um novo cenário por conta das novas tecnologias. A ideia é gerenciar e organizar, entendendo as mudanças contínuas e dinâmicas em tecnologia, gestão e processos de negócios. É assim que será possível conviver num ambiente tão competitivo e repleto de  mudanças.

Nosso livro possibilitará a você, através de sua imersão nesse conteúdo tão atual e necessário, analisar como os sistemas de informação contribuem com a excelência operacional, o desenvolvimento de serviços e produtos, além da qualidade da tomada de decisão.

Você terá a oportunidade de conhecer os aspectos, ferramentas e tipos de Sistemas de Informação Gerencial como tecnologia de gestão organizacional. Para isso, nossa unidade curricular conta com quatro unidades de ensino. A primeira delas tratará dos conceitos e princípios dos sistemas de informação, sem esquecer o papel das pessoas e as organizações, como o valor da informação para as organizações, as funções empresariais básicas e a importância para o mundo dos negócios dos bancos de dados, redes e comunicação de dados. Na segunda, o assunto serão os sistemas empresariais, os conceitos de sistemas funcionais  e integrados  e a reflexão  sobre  as vantagens da integração de sistemas com aplicativos empresariais. Na terceira unidade curricular discutiremos a influência do comércio eletrônico, seus modelos e aplicações. Por último, a quarta unidade trará uma importante compreensão sobre a gestão de sistemas de informação.

Acredito que você deve estar ansioso para ver o conteúdo a seguir. E tenha certeza: você está no caminho certo. O uso dos Sistemas de Informação Gerencial (SIG) é uma nova maneira de fazer negócios e isso significa que esse conhecimento será decisivo para o futuro da sua carreira. Atualizar-se é fundamental, mas atualizar-se em sistemas de informação gerencial significa entender como o seu local de trabalho, sua maneira de trabalhar e sua remuneração serão impactados. Então, ótimos estudos!



Unidade 1[pic 4]

SiStemaS de informação: ConCeitoS e PrinCíPioS

convite ao estudo

Olá, estudante! Ansioso para começar os estudos? De fato, o assunto que vamos tratar em nossa primeira unidade de ensino vai colocar você frente a frente com as relações que a tecnologia tem no mundo dos negócios. Isso  quer dizer que você conseguirá compreender aspectos,  ferramentas  e tipos  de sistemas que ajudam na gestão das empresas. E esse assunto é realmente fascinante!

Para dar início a nossa jornada, nesta primeira unidade, você terá a oportunidade de compreender os conceitos e perspectivas que norteiam os sistemas de informação, vai entender sua classificação e as funções empresariais básicas, além da tecnologia da informação.

Entender que os Sistemas de Informação Gerencial são uma função de negócioqueabrangemoenvolvimentodepessoas,tecnologiaseprocedimentos,  é um passo certeiro na  sua  vida  profissional.  Então,  para  desenvolvermos as competências previstas nesta unidade de ensino, acompanhe a seguinte situação hipotética:

A loja “Coisas pra Casa”, também conhecida como “loja de R$ 1,99” que vende utensílios domésticos, itens de limpeza, roupas, artigos de papelaria, artigos de beleza, doces e salgados industrializados, nasceu a partir de uma empreitada familiar, com o investimento da aposentadoria do casal Carlos e Helena, que aproveitaram uma “onda” de lojas de preços promocionais que nasciam no país.

A loja sempre esteve muito bem localizada e se diferenciava fortemente da concorrência pela variedade de produtos e preços disponíveis nas gôndolas. O sucesso da ocasião fez com que outras duas novas lojas fossem abertas, mas que não suportaram o peso da crise de 2014 e fecharam as portas.


U1[pic 5]

Carlos e Helena se especializaram no ramo durante esses anos de comércio, fizeram um bom relacionamento com fornecedores e clientes e, mesmo com a necessidade de fechar duas lojas, acreditam que podem atualizar-se no segmento para dar sequência ao negócio em que tanto investiram. O casal decidiu, então, contratar a Fluxo Consultoria, da qual você faz parte, para ajudá- lo neste momento tão crucial para seu negócio!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (128.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (3.2 Mb)  
Continuar por mais 76 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com