TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação Gerencial

Por:   •  28/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇAO

CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE PRODUÇAO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

IVANIZE SILVA

WALLECI GABEU LIRA – 11311284

Exercício I

1 – Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje?

Os Sistemas de informação têm papel fundamental na agilidade e posse da informação, na gestão da qualidade, no agrupamento de informações relevantes no desenvolvimento de estratégias ade mercado, na formulação de perfis de consumo e de nichos de mercado. Os sistemas de informação são úteis para prever demandas e prevenir oscilações, no controle operacional e na gestão de pessoal.

        Os sistemas de informação integram as diversas áreas da empresa, servindo como alicerce de informações para as tomadas de decisões. Portanto, no cenário competitivo atual, a organização e gerenciamento de informações através do SI é essencial para qualquer decisão estratégica e garantir a integração e sustentação da empresa.

2 - O que é, exatamente, um sistema de informação?        

Um sistema de informação é o termo que descreve um sistema automatizado cujo objetivo principal é coletar, armazenar, selecionar e tratar informações e exibi-las de forma organizada, para servir de apoio nas funções e processos de uma organização. Um SI envolve pessoas, máquinas e/ou métodos para executar as suas funções.

3 – Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração?

O crescimento dos Sistemas de informação nas empresas tem gerado uma série de consequências e de transformações no meio empresarial e na forma de administrar empresas. O aumento da integração dentro da empresa e entre filiais possibilita uma maior rapidez no tráfego de informações e a descentralização da gerência, que pode passar diretrizes e decisões rapidamente entre várias empresas. O aumento de informação que pode ser captada pelos SI gera um aumento no número de variáveis a serem analisadas em uma decisão, que por sua vez aumenta a complexidade das mesmas.

        Outra mudança importante é a mudança de visão das empresas em direção a um posicionamento mais holístico e gerencial, atento ás oscilações do mercado e mais firme nas tomadas de decisões estratégicas. As empresas se tornaram mais flexíveis, de decisão rápida e mais relacionada com o ambiente externo e interno.

        O crescimento dos SI possibilita que as empresas busquem vantagem competitiva através da informação que captam, mudanças estruturais e quebras de costumes sociais e culturais para adequar seus sistemas a suas necessidades e às pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com