TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas de informações gerenciais

1 - Analise e descreva se existe uma inter-relação entre dados, informação, conhecimento e gestão da informação?

R: Sim existe uma inter-relação entre eles, de modo que no texto temos que dados é a sequencia de fatos brutos que representa eventos que ocorrem na organização antes de serem organizados de uma maneira que é possível entende-los e usa-los, ou seja, um dado é um material quantitativo, qualitativo ou indefinido. Informação é o conjunto de dados apresentados de maneira útil para um ser humano ou equipamento que irá processar estes dados. A soma de informações ajuda na tomada de decisões, o conhecimento que em sua essência é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação. No capitulo mostra a importância de como os sistemas de informações tem ajudado alavancar as organizações e torna-las competitivas, o que mostra que usualmente no ambiente de trabalho é constantemente gerado milhões de informações e que a gestão da informação correta direcionará as empresas atingir seus objetivos organizacionais.

2 - Qual a importância da gestão da informação em uma organização?

R: É possível ver no capitulo que a gestão da informação ajudou a MLB a aumentar suas receitas, fazendo uma boa gestão da informação ela conseguiu mapear e entender os desejos dos torcedores e fornecer serviços e descontos em ingressos, tudo isto coletado através de informações em todos os sites dos times da liga. Conforme as informações eram processadas era possível medir o que o cliente estava interessado, mostrando a direção na qual a MLB poderia atender de maneira exclusiva os torcedores.

3 - Quais os componentes de um Sistema de Informação baseado em computadores? Qual a inter-relação entre eles?

Os componentes de um Sistema de Informação Baseado em Computadores (SIBC) são: hardware, software, tecnologia de armazenagem de dados, tecnologia de comunicação e de redes, pessoas e normas

Hardware é o equipamento físico (computadores de vários tipos e formatos) usado para atividades de entrada, processamento e saída de um sistema de informação.

Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um hardware com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.

Tecnologia de armazenagem de dadossão softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem.

Tecnologia de comunicação e de redescomposta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos e transfere dados de uma localização física para outra. Uma Rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos.

Empresas são boas quando são compostas de Pessoas capacitadas, todos os elementos que compõe um SIBC são inúteis sem pessoas treinadas para mantê-los e desenvolvê-los e saber usar as informações para atingir os objetivos organizacionais.

Normas é um dos componentes mais importantes de um SI. Compreende desde a utilização de equipamentos de informática, uso correto do e-mail, internet, intranet, extranet, até o acompanhamento e monitoramento de conteúdos e arquivos, previamente autorizados. Dita a Segurança da Informação das organizações.

4 - Qual a importância de um Sistema de Informação para uma organização?

R: O sistema de informação é importante para atingir seis objetivos organizacionais que são:

• Excelência operacional: empresas estão investindo em tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com