TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas e processos de produção

Por:   •  13/4/2019  •  Exam  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 5

Revisão P1 – Sistemas e processos de produção

1)Discorra sobre as macro atividades de engenharia de produção e suas conexões

As macroatividades são funções empresariais que estão interrelacionadas objetivando a melhor produtividade/lucratividade de uma organização. Essas funções são: Produção/serviços, comercial/marketing, materiais/logística, financeira, recursos humanos, jurídico legal.

2) Qual é a principal função da produção? Quais as suas interfaces?

A principal função é de gerar lucro para a empresa por meio da agregação de valor pelo processo de transformação de insumos em produtos ou serviços.


3) De que forma a logística gera performance no sistema de produção?

Por ser uma das principais áreas/ferramentas utilizadas para um bom funcionamento do fluxo de um processo produtivo, a logística gerenciada de maneira adequada

4) Qual a relação dos produtos e serviços com o sistema de produção?

Os serviços e produtos são partes essenciais num sistema de produção. Os serviços estão presentes desde o pedido de insumos até a entrega ao consumidor final, enquanto o produto pode ser a matéria prima ou o resultado do processo de transformação.

5) Conceitue sistema e suas interfaces.

Sistema é um conjunto de partes interrelacionadas que trabalham para atingir um objetivo em comum.

[pic 1]

Input: recursos de entrada que serão processados

Transformação: processo que altera os recursos de entrada em outputs

Output: bens acabados, podem ser produtos ou serviços

Feedback: medida de desempenho usada para avaliar dados do sistema

Controle de avaliação: monitora os dados do feedback para verificar se o objetivo do sistema esta sendo atingido

Controle de correção: através dos dados do feedback, auxilia na realização de ajustes no sistema

6) Comente e explique o modelo convencional das estruturas organizacionais.

O modelo convencional consiste numa pirâmide que consta, debaixo para cima, o chão de fábrica, a gestão técnica e a alta administração.

O chão de fábrica, atua diretamente na produção de um bem/serviço, a gestão técnica é ocupada por gerentes que devem administrar da melhor forma cada departamento e a alta administração que é ocupada por assessores, vice-diretor e diretor.

Com a necessidade de aumentar a mão de obra especializada na produção, a gestão técnica e o chão de fábrica estão começando a ocupar o mesmo patamar, visto que a tendência é que não haja grande diferença nas funções desempenhadas por ambos.

7) Por que as organizações buscam melhorar seus sistemas?

As industrias buscam sempre melhorias, pois através delas podem aumentar a performance e, consequentemente, a produtividade. Isso também pode significar o aumento da lucratividade e um melhor posicionamento no mercado.

8) O que é inteligência organizacional? De que forma integra decisões?

A inteligência organizacional é a capacidade que uma empresa tem de planejar, reunir informações e atuar no aperfeiçoamento de processos.

Na tomada de decisão, uma empresa com uma boa inteligência organizacional, provavelmente terá resoluções mais assertivas.

9) De que forma a matriz volume variedade afeta as estratégias empresariais?

Através da matriz volume variedade, é possível identificar o ramo em que determinada empresa atua. Porém, há organizações que são altamente afetadas pela sazonalidade, ou seja, períodos em que há alterações na demanda de produtos/serviços. Sendo assim, variações na matriz volume variedade são inevitáveis e, atravé dos dados fornecidos por ela, é possível estabelecer estratégias empresariais para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

10) De que forma são classificados os sistemas produtivos? Qual a lógica linear de cada uma delas?

MTS – make to stock: a principal característica desse sistema é produzir primeiro e vender depois, ou seja, produzir para estocar.

MTO – make to order: sistema que trabalha com produtos customizados e variados.  Produz sob encomenda, ou seja, vende primeiro para produzir depois

ATO – assemble to order: sistema relacionado a montagem final e é um mecanismo misto que tem características do MTS e do MTO, como o prazo e a disponibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (529.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com