TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, Tecnologia E Inovação - ISO9000

Dissertações: Sociedade, Tecnologia E Inovação - ISO9000. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE NA GESTÃO

O que agrega valor ao produto: conhecimento, símbolos e marcas. Não mais mão de obra barata e matéria prima.

A partir de 1990 – controle de qualidade passou a se concentrar mais nos processos do que nos produtos. Abrangendo todos os aspectos de produção. A QUALIDADE ESTÁ PRESENTE DO NASCIMENTO ATÉ A MORTE DO PRODUTO (englobando fornecedores e clientes, desde a matéria prima até o fim da vida útil do produto).

- A empresa deve desenvolver uma relação de comprometimento com consumidores, fornecedores, acionistas, funcionários e a comunidade.

VISÃO DE FUTURO

Capacidade de sentir no presente um potencial futuro.

As organizações devem criar objetivos e metas em comum com todos os colaboradores para que não haja apenas o consentimento, mas o comprometimento de todos os membros a longo prazo. (COMPARTILHAMENTO NÃO QUER DIZER CONSENSO, ACORDO OU VITÓRIA DA MAIORIA)

A visão é o elemento que determina a essência a ser preservada, e o futuro para o qual o progresso deve ser direcionado.

Ideologia essencial – define o seu caráter duradouro, que ultrapassa as revoluções tecnológicas, os modismos e os líderes individuais. Não exige justificação externa, mas tem importância relevante para o pessoal interno, pois é a razão de ser da organização, e não apenas uma descrição de seus objetivos.

(A ORGANIZAÇÃO PRECISA TER UMA VISÃO CLARA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS INTERESSES INDIVIDUAIS E DE GRUPO)

O Lucro é apenas mais um dos objetivos e não a principal motriz.

A visão deve ser conectada às ações, como um guia dinâmico que conduza às realizações.

(OS PASSOS PODEM SER PEQUENOS, MAS AS METAS PRECISA SER AMBICIOSA)

DICA DE LEITURA: A Quinta Disciplina - Segundo SENGE, o estímulo em trabalho em equipe pode tornar a empresa mais eficaz e possibilitar a expansão das capacidades individuais em prol do alcance dos resultados desejados.

Uma organização deve saber o porque de sua existência e a diferença que ela faz para a sociedade.

MISSÃO ORGANIZACIONAL

Missão é o papel desempenhado pela empresa no seu negócio (SUA CARA, O QUE ELA FAZ)

Segundo Drucker (2009) sem objetivos com uma só finalidade, os membros da organização ficarão confusos e desempenharão, cada um, sua especialidade individual, ao invés de aplica-la à tarefa comum. Sem uma missão clara, conceituada e comum, a organização perde sua credibilidade em pouco tempo.

É fundamental dotar a empresa de flexibilidade (A EMPRESA PRECISA SER FLEXÍVEL) para que nos momentos de mudanças, tanto ambientais, quanto econômicas, ela possa acompanha-las. A posição competitiva de uma organização só pode ser mantida se ela se redescobrir e se reinventar constantemente. (REDESCOBERTA E REINVENÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA POSIÇÃO COMPETITIVA)

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE

(QUALIDADE NÃO É SÓ ATENDER

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com