TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Por:   •  20/4/2017  •  Artigo  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

ATIVIDADE AVALIATIVA

         Disciplina: SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – UA 06         Aluno: ÉRIKA DA SILVA

Polo: SERTÃOZINHO        Turma: EAD

[pic 3]

Apresente seu texto neste mesmo arquivo

Escreva um texto reflexivo entre 500 e 700 palavras com base nas seguintes questões:

  1. O que é globalização?

  1. De que modo a globalização interfere em nossas vidas?
  1. Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização, levando-se em conta, principalmente, a evolução tecnológica e as questões ambientais?

A definição de globalização, segundo o Minidicionário Escolar Língua Portuguesa, é “Processo pelo qual a vida social e cultural nos diversos países do mundo é cada vez mais afetada por influências internacionais em razão de injunções políticas e econômicas” define ainda como “Intercâmbio econômico e cultural entre diversos países, devido ao avanço da informática, ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, à ação de empresas transnacionais e à pressão política”. Intensificada na década de 70 a globalização se expande até hoje e é um processo de transformação na ordem política e econômica mundial que integra países e pessoas. O capitalismo, sistema em que predomina a propriedade privada e a busca pelo lucro e pela acumulação de capital, juntamente com o avanço dos sistemas de informação, comunicação e transporte propiciou a consolidação da globalização atual.

Bauman (1999) comenta que globalização, para alguns é a causa da felicidade e para outros da infelicidade, mas para todos é um processo irremediável e irreversível, já faz parte do cotidiano e não deixará de existir. Com o processo de globalização, a conexão entre diferentes locais do mundo trouxe para a vida habitual efeitos que são manifestados na cultura, economia, política, sociedade e  educação.


Quando as rádios tocam músicas internacionais, as salas de cinema exibem filmes estrangeiros, a televisão apresenta programas de diferentes países, os restaurantes usam receitas culinárias do exterior, as escolas ensinam uma língua não materna, os produtos adquiridos são importados, viagens internacionais duram apenas horas, trocas de email duram segundos. A percepção que o mundo globalizado interfere na vida de todos, sem exceção, se torna explícita. Para Bauman (1999, p.6) “estamos em movimento mesmo que fisicamente estejamos imóveis: a imobilidade não é uma opção realista num mundo em permanente mudança”.

A globalização apresenta pontos positivos ao permitir que o consumidor pudesse ter acesso a produtos importados geralmente de melhor qualidade e com custos menores, ao tornar produtos nacionais mais acessíveis no país de origem como no exterior, ao atrair investimentos de outros países, e principalmente ao trazer desenvolvimento tecnológico na comunicação, nos meios de transporte, no campo científico e econômico, difundindo notícias e conhecimento, diminuindo distâncias e tempo nos transportes e facilitando negociações econômicas a níveis mundiais.

Graças aos progressos fulminantes da informação, o mundo fica mais perto de cada um, não importa onde esteja. O outro, isto é, o resto da humanidade, parece estar próximo. Criam-se, para todos, a certeza e, logo depois, a consciência de ser mundo e de estar no mundo, mesmo se ainda não o alcançamos em plenitude material ou intelectual. (SANTOS,2001, p. 172)

Em contraparte a globalização provoca aspectos negativos tais como: a concentração de riqueza nas mãos de poucos favorecidos, gerando desigualdades sociais, as transnacionais que exploram matéria prima, mão-de-obra e energia de países subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimentos a baixos custos e envia a maior parte dos lucros aos países desenvolvidos, a tecnologia que muitas vezes são causa de desempregos, a cultura nacional que pode ser desvalorizada diante de culturas predominantes e principalmente a agressão ao meio ambiente, pois desde a Revolução Técnico-Cientifica-Informacional a tecnologia tem sido expandida mundialmente e deve ser produzida em grande escala, obrigando a extração de muita matéria prima, que em sua maioria é retirada de maneira desordenada ocasionando desmatamento, poluição, degradação do solo e contaminação de rios que como consequência geram alterações climáticas e catástrofes ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com