TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STI - Sociedade Tecnologia e Inovação

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Sociedade, Tecnologia e Inovação.

 

   As inovações tecnológicas têm como finalidade ampliar o conhecimento político, social, cultural e ambiental, aumentando o conhecimento de uma sociedade buscando novas formas de aplica-la. Em um mundo onde a velocidade das mudanças é cada vez maior, em que o conhecimento dobra de tamanho em pouco tempo, a inovação tecnológica torna-se obrigatória.

  Segundo Monteiro (2013, p.18), professora livre-docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pode-se afirmar que:

 O mundo está mudando rapidamente, imerso em um mar de competição global, em que as inovações surgem em um ritmo veloz e se tornam obsoletas na mesma velocidade. As novas tecnologias de informação e comunicação conduzem mais do que nunca a uma intensa troca entre culturas. Essa proximidade nos leva a perceber a diversidade rica e complexa que compõe nosso mundo, que é tão difícil de ser decifrada. Entender esse mundo de diversidades tornou-se um fator de extrema importância para a inovação.

  Nesta visão de inovação envolvem-se todos os seus colaboradores (clientes e funcionários) em missões para com a Sociedade (Responsabilidade Social) e para com o Meio Ambiente (Responsabilidade Ambiental).

  1. Reponsabilidade social e ambiental:

   Responsabilidade socioambiental é adotar uma prática em benefício para a sociedade e meio ambiente, tendo como intuito melhorar a qualidade de vidas das pessoas. Demonstrando a capacidade de modificação, influenciando em seu comportamento.

   Nesse âmbito de responsabilidade social se encaixa perfeitamente a sustentabilidade. Um tema amplo e complexo, que não se limita apenas ao meio ambiente, mas está conectado a tudo, inclusive com o estresse, a depressão, o excesso de ruído, logicamente dividido por setores. (NAVARRO, 2014).

   Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas. (DCMA, 1972)

   Moller (1999) relata em sua obra que o melhor lugar para se iniciar o desenvolvimento da qualidade em uma empresa ou organização é com o desempenho do indivíduo e suas atitudes com relação à qualidade.

   As práticas socioambientais nesse contexto para os negócios,é hoje uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter, com resultados altamente benéficos para a própria empresa, para o consumidor e para a sociedade. A empresa desenvolve cultura interna de responsabilidade socioambiental, conta com o respeito e participação de colaboradores, parceiros e demais envolvidos em seu negócio, bem como com a lealdade por parte do consumidor em relação aos seus produtos e serviços.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com