TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Por:   •  4/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina:SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – UA09, UA10, UA11 e UA12

Aluno: Rafael de Lima Santos        

Polo: Fatec Zona Sul        Turma: EAD                                                                

Apresente sua resposta neste mesmo arquivo

Enunciado

Escreva um texto reflexivo entre 500 e 700 palavras sobre a importância da tecnologia para a educação e as organizações empresariais em geral.

Avaliação: a atividade será avaliada de acordo com:

  • Coerência do texto;
  • Aderência do texto ao tema que foi solicitado;
  • Cuidado com a redação e uso da forma culta da língua portuguesa (escrita, concordância);
  • Respeito às normas ABNT para escrita científica;

Atenção! Você deve, no entanto, fazer uso dos requisitos mínimos desta norma, dentre eles:

  • Numeração de páginas; 
  • Citações diretas e indiretas (quando houver); 
  • Margens direita e esquerda configuradas adequadamente;
  • Texto com alinhamento justificado;
  • Uso de referências bibliográficas, sempre no final do texto.
  • Autenticidade do texto enviado pelo aluno (é necessário pesquisar e resumir e escrever suas reflexões e considerações);
  • Uso de referências utilizadas no texto (citação).
  • Obs: A ausência de apresentação de citações, da bibliografia e do uso correto das normas acima citadas, acarretará na diminuição do conceito final da atividade.

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS EM GERAL.

Rafael de Lima Santos

Resumo

Este artigo expõe de forma objetiva ao leitor a importância de usar a tecnologia em favor da educação, bem como, para gerir as organizações empresariais.

        

Palavras-chave: Educação, Sociedade, Tecnologia, Empresas.

Introdução

        A sociedade passou por diversas transformações, atualmente vivemos em um mundo globalizado onde a velocidade da informação e a era tecnológica ditam regras e comportamentos individuais e até mesmo do coletivo.

        Para seguirmos em linha com essa era da inovação, precisamos estar atentos as tendências do mercado e as tecnologias disponíveis para uso. Na área educacional por exemplo, não é possível alfabetizar uma criança usando o mesmo método que era utilizado há 20 anos atrás. Ou ainda, utilizar o espaço físico da Faculdade para lecionar um curso superior a um estudante universitário. O primeiro capítulo desse artigo visa mostrar a importância de agregar a tecnologia para melhorar o processo de ensino/ aprendizagem.

        Assim, como na área da educação, não podemos mais usar métodos considerados ultrapassados para alfabetizar, ensinar uma criança, na gestão de uma empresa, também temos que fazer uso da tecnologia para aprimorar processos, melhorar performance, otimizar controles e administrar de forma mais eficiente e eficaz.

        

1 Uso da Tecnologia no processo de ensino/ aprendizagem

É muito comum hoje em dia, ver jovens e crianças ainda não alfabetizadas, ou, semi alfabetizadas, seja por dificuldade em aprender, ou, por desinteresse no processo de aprendizado, mas que dominam o uso da tecnologia, através de aplicativos em Smartphones, Tablets, Computadores etc.

        Para melhorar esse processo de ensino/ aprendizagem, devemos nos aliar a essas ferramentas disponíveis e despertar o interesse do aluno. O educador pode fazer uso de vários recursos para garantir que o aluno esteja aprendendo e se desenvolvendo, na pré escola por exemplo, é possível alfabetizar uma criança utilizando uma televisão e um DVD educativo, enquanto um desenho bem colorido vai chamando a atenção da criança na tela, uma mensagem falada já vai sendo direcionada à ela.

        No ensino fundamental e básico, o professor não precisa apenas utilizar giz e a lousa, ele pode fazer uso de um computador e data show e fazer uma projeção, apresentar a aula em formato de apresentação de slides, pode utilizar um software aplicativo para complementar o material de alguma disciplina, incentivar  o aluno a fazer pesquisas na internet, realizar gincanas com jogos interativos.

        Já no ensino superior,          é possível vencer a barreira do ensino presencial, utilizando uma plataforma online onde o aluno aprende “a distância”, estudando no momento em que for mais apropriado, tendo como base de estudo vídeo-aulas, e fóruns ou chat´s online para sanar dúvidas.

        A instituição de ensino possui ferramenta para disponibilizar o boletim de notas e frequencia de aula em página da internet. Assim como pode enviar mensagem, boletins informativos.

        Hoje o professor pode usar a rede social para estar em contato com seu aluno, e conhecer um pouco mais sobre ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com