TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Pesquisas Acadêmicas: Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Tecnologia da Informação

Professor: Marcia Cargnin Martins Giraldi

Nome do aluno: Lucas Leonel Silva

Data: 24/02/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 - (4,0 pontos)

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir:

* Software de código aberto para servidores Web;

* Software de código aberto para servidores FTP;

* Software de código aberto para servidores E-mail;

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

 Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

 Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

 Essas sínteses juntas devem identificar as principais características das ferramentas (softwares de códigos abertos) atualmente utilizadas nas organizações e a interação entre as soluções pesquisadas.

Observação: Procure realizar essa pesquisa através das ferramentas de busca citadas a seguir, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes.

- http://www.google.com.br

- http://br.altavista.com/

- http://br.yahoo.com/

- http://www.achei.com.br/

Servidor APACHE

Para explicar o que é um "servidor web Apache", acho que é melhor explicar cada uma das palavras desta expressão. Primeiramente, "servidor web" é um programa/computador que armazena as páginas da internet de cada site, e possibilita que você "leia" estes arquivos. Existem vários tipos de servidores web, os mais famosos deles sendo o Microsoft IIS e o Apache.

Enquanto o IIS é direcionado a computadores (servidores) que rodam Windows, o Apache é mais voltado a computadores com Linux (apesar de existirem versões do Apache para Windows).

Enfim, um servidor Apache é um conjunto formado por um computador conectado à internet e um software, o Apache Web Server, que vai permitir que você acesse (alguns dos) arquivos do computador.

Software de código aberto para servidores Web

É extremamente difícil modificar a versão compilada da maioria das aplicações e quase impossível ver exatamente como o desenvolvedor criou diferentes partes do programa. A maioria dos fabricantes de softwares comerciais vêem isso como uma vantagem que impede outras empresas de copiar seu código usando-o como um produto de competição. Isso também dá a essas empresas controle sobre a qualidade e os recursos encontrado em um produto em particular.

O software de código aberto, ou open source, está no lado oposto do espectro. O código fonte está incluído com a versão compilada e modificações e personalizações são, na verdade, encorajadas. Os desenvolvedores do software que suportam o conceito acreditam que ao permitirem a qualquer interessado modificar o código fonte, a aplicação será mais útil e livre de erros no longo prazo. Para ser considerado software de código aberto pela indústria de desenvolvimento de software.

http://www.viadigital.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:licenas-de-softwares-livre-e-de-cdigo-aberto-foss&catid=9:temas-de-negcios&Itemid=8

Servidores FTP

O FTP é um protocolo bastante conhecido e aberto para trocar arquivos entre um servidor e um cliente em uma rede. Os navegadores da Web são um dos aplicativos clientes FTP disponíveis mais conhecidos e mais usados, mas os recursos do FTP e a experiência do usuário – embora direta – normalmente não têm os recursos mais avançados encontrados na maioria dos aplicativos clientes FTP autônomos.

Um desses aplicativos clientes FTP autônomos é o FileZilla (versão 2.2), um projeto de código aberto iniciado por Tim Kosse. Iniciar o FileZilla exibe o Site Manager (Gerenciador de sites), que armazena as informações sobre a conta do servidor FTP. Aqui é possível adicionar e categorizar os servidores FTP que você mais acessa, armazenando as credenciais de autenticação, as opções de conexão e as demais informações sobre a configuração. O FileZilla dá suporte à implementação FTP nativa – que não é protegida, por enviar credenciais pela rede em texto sem formatação –, bem como às duas implementações seguras padronizadas: FTP em SSL e SFTP.

http://conectiva.com/doc/livros/online/10.0/servidor/pt_BR/ch10s03.html

Servidor KyaPanel de e-mail

O KyaPanel é um sistema de gestão para servidores de e-mail que utilizam Postfix, LDAP e Courier.

Além da gerência comum ele também está integrado com o Egroupware

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com