TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Dissertações: Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

Um dos pontos críticos dessa migração é à base de dados dos usuários, ou seja, os dados de suas contas e as suas caixas de entrada, lixeira, lista de contatos, etc. As soluções proprietárias nem sempre utilizam os mesmos formatos adotados como padrão nas comunidades de software livre e isso pode tornar a implantação do novo sistema servidor de e-mail uma grande dor de cabeça.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

Novas opções do novo sistem podem nao atender funcionalidades antes usadas caso nao tenham sido mapeadas, as memas ficam limitadas ao pacote adquirido. Abre a necessidade da contratação de um serviço de suporte da empresa autora do sistem, pois atualização e correções de algum Bug devem estar previstos. Novas versões deverão ser adquiridas, pois a empresa irá se comprometer por um determinado tempo em suportar aquela versão do sistema. A documentação será limitado e informações disponiveis para se resolver qualquer incidente poderá sempre depender do suporte.

Como visto, o software livre, geralmente nao é desenvolvido com prazos e necessidades de datas para entrega e conta com um grupo grande de desenvolvedores e revisores dos códigos que são escritos e re-escritos até que tenha-se a convicção de que tudo está dentro do esperado para se chamar o produto de ideal. Sendo assim, é de se esperar que os softwares livres sejam mais estáveis, eficientes e seguros;

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se à conclusão que o Kernel do Linux era o que tinha menos erros por cada 1000 linhas de código e que era o Kernel que mais rapidamente corrigia os erros que eram detectados. Os números são extraordinariamente positivos, das 5.7milhões de linhas de código que durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com