TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Trabalho Escolar: Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

Questão 1: Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir: (3,0 pontos)

• Distribuições de Código Aberto (BSD);

• Distribuições de Código Aberto (GPL);

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

 Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

 Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

 Essas sínteses juntas devem apresentar as principais características, vantagens e aplicações das distribuições (sistemas operacionais) de códigos abertos.

Questão 2: Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, responda as seguintes questões (justifique cada uma das respostas para as questões a seguir com base no conteúdo estudado nessa disciplina):

a) Qual o custo estimado com licenças para realizar a instalação de servidores e estações de trabalho Linux ou BSD? (1,0 ponto)

b) Quais as distribuições de código aberto (no mínimo três) que podem ser utilizadas para implementação de servidores? (1,0 ponto)

c) Quais as distribuições de código aberto (no mínimo três) que podem ser utilizadas para implementação de desktops? (1,0 ponto)

Questão 3: Realize a leitura da entrevista com Linus Torvalds (Arquiteto Chefe e Criador do núcleo do sistema operacional GNU/Linux) para os leitores do WebSite DistroWatch (http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20090202#feature) realizada por Chris Smart e traduzida por Roberto Bechtlufft através do link (http://www.hardware.com.br/artigos/entrevista-linus-torvalds/).

Após a leitura, faça uma análise crítica de, no mínimo 20 linhas, levando em consideração os itens abaixo: (4,0 pontos)

 resumo das ideias principais contidas na entrevista analisada;

 conclusões contendo suas reflexões sobre o assunto discutido.

Introdução

Interview with Linus Torvalds, creator of Linux

Autor original: Chris Smart

Publicado originalmente no: distrowatch.com

Tradução: Roberto Bechtlufft

Como muitos leitores do DistroWatch Weekly devem saber, recentemente eu passei uma semana na Linux.conf.au em Hobart, na Austrália. Essa popular conferência anual atrai vários grandes nomes do mundo do código livre, incluindo Linus Torvalds (foto à direita), arquiteto-chefe e criador do kernel Linux. Em 1991, enquanto cursava a universidade de Helsinque, Linus lançou a primeira versão do kernel que batizara originalmente de 'Freax' - um jogo de palavras com 'Free' (gratuito/livre) e 'Unix'. "Estou fazendo um sistema operacional (gratuito/livre) (só por hobby, nada profissional como o GNU) para clones de ATs 386 (486)... Ele NÃO é portável (usa a troca de tarefas do 386), e provavelmente nunca suportará nada além de discos rígidos AT, e isso é tudo o que eu tenho :-(", escreveu Linux ao newsgroup comp.os.minix. Ironicamente, quase vinte anos depois, o Linux suporta mais hardware em sua configuração padrão do que qualquer outro sistema operacional, e é a espinha dorsal de muitos gigantes corporativos como o Google e a Amazon.

Na LCA deste ano eu tive o privilégio de encontrar Linus e bater um papo com ele. Dentre outras coisas, ele confirmou que 'aquele blog' é dele mesmo, e aceitou responder a algumas perguntas para os leitores do DistroWatch.

DW: Linus, muito obrigado por arranjar tempo em sua agenda lotada para conversar conosco. Ficamos muito agradecidos! Tenho certeza de que muitos de nossos leitores estão interessados em saber qual distribuição Linux você usa, e o motivo. Do que você gosta nela e o que precisa ser melhorado? Você usa a mesma distribuição nas máquinas de trabalho e de lazer?

LT: Como eu só "uso" mesmo um grupo bem limitado de programas, escolho distribuições de maneira bem arbitrária. Minha principal exigência é que a distribuição seja bem fácil de instalar e manter atualizada, para que eu possa ignorá-la na maior parte do tempo.

E a parte de "manter atualizada" realmente quer dizer que eu quero que a distro esteja atualizada e que seja bem abrangente (incluindo a facilidade de instalação de Flash, MP3 e outros plugins); do contrário, ela acabaria me fazendo ter trabalho baixando e compilando componentes com os quais eu nem me importo muito.

E sim, quero usar a mesma distribuição em todas as minhas máquinas, incluindo as dos meus filhos e da esposa, pelos mesmos motivos: eu me importo com o kernel (e com pouquíssimos programas), do resto eu quero que a distribuição cuide para mim.

Eis um exemplo dos pequenos detalhes que eu quero que a distribuição cuide para mim regularmente: comprei uma câmera DSLR mais moderna, já que nossa antiga já estava defasada em três gerações. Por isso, eu espero que a distro tenha suporte ao formato RAW, que ele seja recente e que suporte a última geração do [programa] UFRaw. E mais uma vez, se isso não acontecer, a distribuição não tem nenhuma utilidade para mim.

Ao mesmo tempo, eu quero ter a sensação de que a distribuição não é só um apanhado aleatório de programas novíssimos extraídos de uma espécie de 'repositório SVN aleatório do mês'. Errar é humano, mas quero sentir que a distribuição tenta se manter atualizada sem fazer coisas totalmente alucinadas.

O resultado disso é que eu quero uma das distribuições com comunidades "grandes o suficiente" e que eu possa baixar, instalar e atualizar pela internet de maneira trivial; que seja proativa, mas não doida, no que tange às atualizações. Isso praticamente restringe minhas opções ao openSUSE e ao Fedora, com o Ubuntu possivelmente em terceiro lugar.

E nos últimos anos, tenho usado o Fedora.

DW: Já que o Fedora abandonou o suporte ao KDE 3.x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com