TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções comerciais para o aproveitamento da água salobra inerente à região do semi-árido.

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Melkzedek Nunes Guimarães1

Tássio Braz de Oliveira Ventura2

Graduandos do III período do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia – IFBA.

Tema: Soluções comerciais para o aproveitamento da água salobra inerente à região do semi-árido.

Problema: Como minimizar a escassez de água potável por meio de kits comerciais que viabilizem o processo de transformação da água salobra em água potável.

Hipótese: Utilização da água salobra armazenada em bacias sedimentares através da captação e filtração por bomba de osmose reversa em poços artesianos em zonas rurais de áreas remotas.

Objetivo:

Esse artigo tem como objetivo viabilizar o uso de água salobra através da instalação de kits comerciais de captação e filtração desse tipo de água em áreas remotas que não possuam água encanada assim distribuição de energia elétrica.

Métodos:

Esse presente estudo será conduzido em regiões remotas (raso da Catarina) da zona rural da cidade de Paulo Afonso. Utilizando sistemas de captação e filtração montados com bomba de sucção reversa, painéis fotovoltaicos, controladores e banco de baterias, será feita uma análise da viabilidade do uso da água salobra de poços artesianos construídos em áreas que possuam água potável apenas através de cisternas e ausência de rede elétrica.

Justificativa:

 A grande falta de água pronta para o consumo humano na superfície do semiárido e de muitas outras partes do Brasil é uma grande dificuldade que a população encontra para poder ter uma melhor condição de vida e ter a oportunidade de produzir, cultivar e manter lavouras e criações de animais, não só para o consumo, mas também para a comercialização. Faz-se necessário o aproveitamento desse recurso encontrado em bacias sedimentares utilizando poços artesianos e métodos de captação e filtragem para oferecer condições necessárias ao desenvolvimento dessas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com