TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stevin : Vida e Teoria

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 3


Engenharia Civil


BIOGRAFIA E TEORIA DE SIMON STEVIN

CURITIBA
2015

Introdução

     Engenheiro, matemático, músicista e até mesmo conselheiro de um principe holandês, esse foi Simon Stevin, personalidade na qual vai ser ligeramente comentada no trabalho a seguir.
Transmitir de forma simplificada e rápida grandes pontos importantes da vida desse grande engenheiro, explicar de forma direta a então tão famosa e importantíssima "Lei de Stevin" e correlacionar sua contribuição na engenharia são dos objetivos desse trabalho

Biografia

     Simon Stevin ( 1548 - 1620 ), também conhecido como Bruges Simon de ou Stevinus (forma latinizada do seu nome) foi um matemático, engenheiro militar e hidráulico, construtor de moinhos e fortificações, semioticista, contador e prefeito. Stevin nasceu em Bruges em 1548 (hoje Bélgica), embora os dados limitados no que diz respeito à sua infância e vida privada, fazem até mesmo a data exata do nascimento ser ignorada.
    Supõe-se geralmente que na sua juventude, trabalhou como contador e prefeito de um comerciante em Antuérpia (Bélgica). Ao vinte anos de idadade viajou através da Polônia, Noruega, Dinamarca e outras áreas do norte da Europa, logo estabeleceu-se em Haia (atualmente Holanda) onde que a serviço do principe Maurício de Nassau trabalhou como um conselheiro e "waterstaet", cargo na Holanda responsável pela supervisão de obras públicas, especialmente aqueles relacionados a rota marítima.
    Sua fama era grande, chegando a ser considerado como uma espécie de Leonardo da Vinci , no norte. Na verdade, ele é repetidamente mencionado no romance Tristram Shandy em Laurence Sterne como um gênio, e seu nome é mencionado em numerosos tratados de engenharia militar e hidráulica de toda a temporada que vai do século XVII ao século XIX.

Teoria
     Stevin concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século 16, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.

     A “lei de Stevin”, está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos, como dito anteriormente na introdução. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido (h).

     É possível escrever a pressão para dois pontos distintos da seguinte forma:

PA = d g hA

PB = d g hB

     

     Nesse caso, podemos observar que a pressão do ponto B é certamente superior à pressão no ponto A. Isso ocorre porque o ponto B está numa profundidade maior e, portanto, deve suportar uma coluna maior de líquido.
    Podemos utilizar um artifício matemático para obter uma expressão que relacione a pressão de B em função da pressão do ponto A (diferença entre as pressões), observando:

PB - PA = dghB - dghA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com